segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A Sombra Alastra (Robert Jordan)

Trata-se de uma leitura de peso, quer pelo nome e prestígio do autor desta fantástica saga, quer pelo volume do livro, mas não há dúvidas que este "A Sombra Alastra", bem como todos os anteriores livros da série Roda do Tempo, estão entre o que de melhor se fez na área do fantástico.
Neste quarto volume, adensam-se as tramas em volta do Dragão Renascido. Rand al'Thor, bem como os seus conterrâneos Matrim Cauthon e Perrin Aybara vivem novas aventuras, lutando contra as forças do Tenebroso, enquanto se descobrem perante desafios cada vez mais complexos.
Confesso que é um livro que assusta, ao primeiro contacto com as suas cerca de 1100 páginas, mas que, a partir do momento em que se dá início à leitura, é impossível de largar. A profundidade e diversidade das personagens, juntamente com os variados desenvolvimentos na teia da história, tornam o leitor parte do caminho dos protagonistas, de uma forma cativante, e, ao alcançar o final do livro, parece que, afinal, as longas páginas passaram depressa e ficamos com vontade para ler mais.
Aes Sedai, Ogier, Trollocs e outras criaturas imaginárias fazem parte da magia que adensa toda a complexidade desta longa narrativa, uma viagem que nos guia através de uma multiplicidade de paisagens: desertos, montanhas, cidades e aldeias.
E são todos estes aspectos que cativam a memória e a imaginação do leitor, e que, por isso, tornam A Roda do Tempo numa série imperdível e inesquecível.

3 comentários:

  1. Mudei os meus mais profundos desejos
    Vi reflectida em ti a ternura
    Não há derrota no sonho
    Não há revolta, apenas brandura

    O julgamento dos teus fracassos
    É feito numa lagoa sem azul
    Um milhafre lança um pio de raiva
    Que atinge o branco das casas do sul


    Boa semana


    Mágico beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla!

    Que bonito blogue. Muito bem escrito! É um prazer conhecer uma jovem tão brilhante :)

    ResponderEliminar
  3. Não conheço, mas despertaste-me a curiosidade.

    ResponderEliminar