quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Nove Mil Passos (Pedro Almeida Vieira)

É, desde o início, um livro curioso, este que nos conta as aventuras e desventuras da construção do Aqueduto das Águas Livres. E a sua originalidade começa, desde logo, pelo narrador. Falamos de Francisco d'Ollanda, um dos primeiros humanistas portugueses, e que, morto mais de um século antes dos acontecimentos que narra, nos vem, com os seus poderes de omnipresença e omnisciência, contar a história dos intervenientes na construção do aqueduto.
Com uma escrita invulgar, elaborada e bem construída, o autor traz-nos, com pouco diálogo, mas descrição na medida perfeita, uma visão algo caricata das intrigas e relações da corte, do rei e do povo. É impossível não rir com a divertidíssima descrição que o autor nos apresenta dos rituais da Maçonaria. Além disso, contada de uma forma interessante e envolvente, esta é uma verdadeira lição de História, daquelas que se aprendem com prazer.
Interessante também é notar o constante clima de conspiração que paira na corte, orientada pela temível mão do prior de S. Nicolau. Mas nunca se deve esquecer a presença do nosso narrador, que, além de omnipresente, partilha da vontade de alguns de ver a água chegar ao povo de Lisboa e que, por isso, não deixa de surpreender o leitor, não só pelos seus pensamentos, mas também com as suas acções.
Concluindo. Não diria que este Nove Mil Passos seja uma leitura para todos os gostos. Quem procura uma leitura mais leve poderia cansar-se demasiado cedo deste livro. Com esta excepção, recomendo esta obra a todos os apreciadores do romance histórico, aos que gostam de ler um livro imaculadamente bem escrito e aos que querem aprender com aquilo que estão a ler.
Para mim, esta estreia é um livro magnífico... Agora falta-me encontrar os outros trabalhos do autor.

1 comentário:

  1. Não é livro para mim pois... prefiro não aprender quando leio.... prefiro espairecer nas minhas leituras mas...

    uma excelente recomendação para alguém que conheço....

    :)

    ResponderEliminar