segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A Sombra Alastra (Robert Jordan)

Trata-se de uma leitura de peso, quer pelo nome e prestígio do autor desta fantástica saga, quer pelo volume do livro, mas não há dúvidas que este "A Sombra Alastra", bem como todos os anteriores livros da série Roda do Tempo, estão entre o que de melhor se fez na área do fantástico.
Neste quarto volume, adensam-se as tramas em volta do Dragão Renascido. Rand al'Thor, bem como os seus conterrâneos Matrim Cauthon e Perrin Aybara vivem novas aventuras, lutando contra as forças do Tenebroso, enquanto se descobrem perante desafios cada vez mais complexos.
Confesso que é um livro que assusta, ao primeiro contacto com as suas cerca de 1100 páginas, mas que, a partir do momento em que se dá início à leitura, é impossível de largar. A profundidade e diversidade das personagens, juntamente com os variados desenvolvimentos na teia da história, tornam o leitor parte do caminho dos protagonistas, de uma forma cativante, e, ao alcançar o final do livro, parece que, afinal, as longas páginas passaram depressa e ficamos com vontade para ler mais.
Aes Sedai, Ogier, Trollocs e outras criaturas imaginárias fazem parte da magia que adensa toda a complexidade desta longa narrativa, uma viagem que nos guia através de uma multiplicidade de paisagens: desertos, montanhas, cidades e aldeias.
E são todos estes aspectos que cativam a memória e a imaginação do leitor, e que, por isso, tornam A Roda do Tempo numa série imperdível e inesquecível.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Dragão Branco (Anne McCaffrey)

Há muito tempo que estava à espera deste livro. Na verdade, desde que, por acaso, me cruzei com o primeiro livro desta saga (O Voo do Dragão), que fiquei com vontade de ler os livros e nem por um momento me arrependi de os ter trazido para casa.
E, se todos os livros da saga são simplesmente magníficos, penso que neste terceiro volume da história dos Cavaleiros de Pern, há um auge de qualidade e de emoção que é atingido. À medida que acompanhamos a evolução do jovem Jaxom, senhor de Ruatha, e do seu dragão, Ruth, vamos conhecendo, de uma forma completa e soberbamente escrita, uma nova dimensão do que é a vasta totalidade de Pern.
Magníficas como sempre, as personagens conseguem cativar o leitor pela multiplicidade dos seus carácteres, enquanto as próprias acções parecem ter sempre um novo mistério para revelar. Mas nem só a narrativa é forte: as próprias mensagens, as emoções e os pensamentos que as personagens inspiram ao leitor, contribuem para tornar este livro numa obra inesquecível dentro do género.
Impressionante, sem dúvida.