segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Novidades Planeta

O PAÍS DO MEDO, Isaac Rosa

O país do medo é um lugar imaginário onde se tornaria realidade tudo o que tememos. Carlos sabe bem como seria o seu; vive assustado. Os seus temores são muito comuns: ser espancado, ser assaltado, que entrem em sua casa enquanto dorme, que raptem o filho; mas também teme a agressividade dos vizinhos, os adolescentes violentos, os pobres, os estranhos.
O seu medo, até então secundário, ocupará um lugar central quando se vir envolvido numa situação de conflito: um pequeno incidente na escola do filho, que poderia ser solucionado de maneira simples, complica-se devido à sua incapacidade para tomar decisões. Carlos dará, então, início a uma fuga daí para a frente, onde cada mentira, cada passo em falso fará com que se sinta cada vez mais ameaçado.
Uma reflexão inteligente, marcada pela era pós-11 de Setembro, sobre as sociedades ocidentais contemporâneas, em que os dispositivos de segurança se sofisticam mas, paradoxalmente, os receios se descontrolam.

INVEJA - MAL SECRETO, Zuenir Ventura

Inveja - Mal Secreto foi a obra pioneira d euma colecção tentadora, publicada no Brasil, dedicada aos sete pecados capitais. Zuenir Ventura alicia o leitor a entrar no mundo da inveja. Que vício, afinal, sera esse - que ninguém admite ter, mas todos juram conhecer? Dissimulada, subreptícia, insaciável, incontrolável, duradoura, caprichosa, sorrateira, calculista, cumulativa. Estes são alguns dos adjectivos encontrados pelo autor para classificar o mais antigo e actual pecado.
Realidade? Ficção? Ao investigar este tema tão complexo, o autor esbarrou em histórias fascinantes de amor, medo e morte. Uma narrativa que mistura aventura e revelações, como num jogo tecido pela própria inveja onde o mais importante não é o que ganha mas o que o outro perde. Uma obra ímpar que a Planeta se orgulha de reeditar em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário