segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Fio das Missangas (Mia Couto)

Episódios breves, muitos deles peculiares, mas escritos de forma bela e cativante e com um toque de emoção definem o conteúdo deste pequeno livro. Contos relativamente simples, mas que surpreendem pela intensidade ou pelo inesperado das circunstâncias, pelo impacto inesperado de alguns deles (principalmente tendo em conta a brevidade) e, principalmente, pela forma envolvente e imaginativa como representam pequenos aspectos de costumes diferentes. Tudo conjugado num livro de leitura agradável, comovente, por vezes, e em que cada história oferece algo de bom para descobrir. Mas vamos por partes.
Em As Três Irmãs, o primeiro conto, três mulheres descobrem, depois de demasiado tempo a viver em função do pai, o amor pelo mesmo homem. Breve, mas impressionante, esta curta história representa na perfeição os passos de uma surpreendente passagem da resignação à esperança e desta à vingança. Já em O Homem Cadente, a história é a de um suicídio que desafia a gravidade. Com uma premissa surpreendente e uma forma marcante de desenvolver a história, este pequeno conto mistura o impossível e as rotinas sociais numa história particularmente enternecedora.
O Cesto mostra uma mulher que se prepara para visitar o marido no hospital, numa história cativante e emotiva, com um toque de melancolia e uma insinuação de descoberta pessoal. Por sua vez, Inundação fala de uma casa inundada de saudade, numa narrativa algo sombria e surreal, mas que surpreende pela marcante reflexão sobre a perda e as consequentes reacções. A Saia Amarrotada conta a história de uma vida amarga, num conto belo e comovente, com uma escrita belíssima e uma tristeza que transborda das palavras.
O Adiado Avô fala do nascimento de uma criança e da indiferença de um homem. Peculiar na situação que apresenta, cativa pela forma como mostra o efeito do tempo e da aceitação da vida sobre as acções das personagens. Já Meia Culpa, Meia Própria Culpa, história de uma mulher incompleta, marca pelo tom introspectivo e melancólico. Mais que o crime relatado, ficam na memória as razões que o motivaram, neste conto estranho, mas especialmente comovente.
Triste visão de um Natal que é tudo menos de esperança, Na Tal Noite reflecte sobre a crueldade no coração de alguns homens, num conto marcante em que o final atenua, de certa forma, a tristeza evocada pelo resto do texto. Segue-se A Despedideira, mais uma breve reflexão que uma história,mas belo, ainda assim, sobre o fim do amor e a despedida. 
Maria Celulina, a Esferográvida, história de uma gravidez e do castigo do responsável, apresenta uma situação caricata, mas interessante e culminando numa revelação surpreendente. Também O Nome Gordo de Isidorangela parte de uma situação caricata, na história de uma rapariga pouco interessante e de uma visita constrangedora. O resultado é um conto curioso, mas surpreendente e com um estranho toque de ternura. Por sua vez, O Fio e as Missangas narra a história de um mulherengo que deixou de o ser, numa história simples e muito breve, mas terna na forma quase inocente como apresenta a mudança que sucede ao passado.
Segue-se Os Olhos dos Mortos, uma história de violência doméstica e um conto triste, intenso, comovente, muitíssimo bem escrito e com um final surpreendente. Já A Infinita Fiadeira fala de aranhas e arte, numa curiosa fábula sobre o que separa (ou não) os homens dos animais. Entrada no Céu, por sua vez, trata da morte iminente e dos critérios de entrada no paraíso. Partindo de uma situação caricata, surpreende a forma como a história evolui para algo de comovente.
Miséria e futebol numa história breve, mas comovente, são os elementos que definem O Mendigo Sexta-Feira Jogando no Mundial, um conto em que os protagonistas são a inocência e a crueldade humana. A este segue-se uma história estranha, mas cativante, a de Maria Pedra no Cruzar dos Caminhos, história de uma mulher à espera de um homem e das consequências da sua oferenda. Das mudanças trazidas por um novo padre e de uma confissão fala O Novo Padre, um conto peculiar, mas cativante no seu misto de estranheza e de fascínio.
O Peixe e o Homem conta a história de um homem que passeava um peixe, num conto muito simples, mas interessante na forma como cria uma nova perspectiva para o sermão de Santo António aos peixes. Já em A Carta de Ronaldinho a história é a de um velho e de um mundial imaginado. Simples, mas enternecedora, uma boa reflexão sobre a velhice e a preservação da sanidade. E, ainda numa estranha abordagem à relação entre homens e animais, O Dono do Cão do Homem conta, numa interessante inversão de papéis, a história de um homem abandonado pelo seu cão.
De como um grupo de homens descobre os benefícios do choro fala Os Machos Lacrimosos, também um conto caricato, mas cativante e surpreendente. Ao qual se segue O Rio das Quatro Luzes, história de um rapaz que não queria viver. Envolvente e enternecedor, nalguns momentos, marca pela interessante reflexão sobre o sentido da vida.
Em O Caçador de Ausências, um homem parte para cobrar uma dívida e encontra uma revelação, numa história um pouco confusa, mas interessante e bem escrita. Enterro Televisivo trata de um homem enterrado com a televisão, numa caricata, mas estranhamente cativante, reflexão sobre a solidão nas relações familiares. E em A Avó, A Cidade e o Semáforo, avó e neto viajam até à cidade e descobrem um mundo novo. Curioso na expressão dos medos resultantes das diferentes culturas, torna-se, por momentos, um conto algo confuso, mas com algo de enternecedor nos melhores momentos
Segue-se O Menino que Escrevia Versos. Um conto já familiar, porque incluído noutra antologia, deixa a mesma impressão de uma história simples, mas comovente, sobre a escrita enquanto doença aos olhos de uns pais incapazes de compreender. Por sua vez, Uma Questão de Honra fala de um jogo alterado e da busca de explicação, numa história interessante, ainda que um pouco confusa. Por fim, Peixe para Eulália conta como, em tempos de seca, um homem sobe ao céu para procurar peixe. Cativante, com um ambiente geral de estranheza, um conto comovente, apesar das suas peculiaridades.
Da leitura destes contos curtos, surpreendentes e cativantes, a impressão que fica é, evidentemente, muito positiva. Em parte devido à beleza da escrita, mas principalmente pela forma como tocam aspectos importantes de forma simples e envolvente, usando também a emoção como base para reflectir um pouco. Trata-se, portanto, de um conjunto de histórias simples - mas não tão simples como, à primeira vista, parecem. E é isso o que mais marca neste livro.

1 comentário:

  1. Óbrigado! Foi ótimo, este documento que produziste, uma boa forma de localizarmos no livro.

    ResponderEliminar