segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Lírio Vermelho (Nora Roberts)

Na Harper House, Hayley encontrou um lugar onde ficar, um trabalho e uma família - o novo começo de que precisava. Encontrou também algo mais que amizade, ainda que tenha tentado ver Harper como apenas um bom amigo. Mas, quando Hayley decide assumir os seus sentimentos e descobrir se o que sente por Harper é correspondido, o espírito da casa não fica nada satisfeito. É que a Harper House é habitada pelo fantasma de uma mulher a quem todos os sonhos foram destruídos e que julga que os homens não são de confiança. Muito menos se forem descendentes de Reginald Harper...
Tal como nos livros anteriores desta trilogia, e ainda que a história se centre no casal protagonista, há muito mais no enredo para lá do romance entre ambos. Desde logo, há a história da Noiva Harper, um mistério que vem desde A Dália Azul e para o qual têm surgido algumas respostas, mas que apenas neste livro é explicado na sua totalidade. Amelia ganha protagonismo neste livro em que, mais que uma interferência secundária nos problemas das protagonistas, o seu passado e o desejo de vingança para além da morte interferem directamente na vida de Hayley, sendo, aliás, o grande obstáculo na sua vida. Assim, a história da Noiva Harper, quer enquanto mulher, quer enquanto fantasma, acaba por se tornar um dos elementos dominantes ao longo de toda a história, juntamente - como não podia deixar de ser - com o romance entre Hayley e Harper.
Ainda que quase tudo no enredo diga respeito, principalmente, a Hayley e Harper (com excepção dos passos finais, que dizem respeito, em tudo, aos protagonistas dos três livros), há todo um grupo de personagens já familiares que se unem e interagem no sentido de ultrapassar os obstáculos. Assim, e mais até que a ligação romântica entre o casal, é este sentido de união e de empatia que se cria entre todas as personagens (os protagonistas dos outros livros, as crianças, o discreto, mas sempre presente, David) o que mais cativa neste livro e a base de alguns dos momentos mais enternecedores.
Quanto ao romance, não é propriamente difícil prever o rumo dos acontecimentos, até porque já havia, nos livros anteriores, algumas pistas  sobre o que estaria para acontecer. Ainda assim, é interessante a forma como, gradualmente, a autora dá a conhecer as suas personagens, com todas as qualidades e defeitos que possuem, numa relação que, longe de ser perfeita e apesar de todas as barreiras, resiste às dificuldades. Dificuldades que, por vezes, são criadas pelos próprios envolvidos, mas que a situação do fantasma ajuda a pôr em perspectiva.
Com uma escrita agradável e uma história que, não sendo particularmente inesperada, cativa e surpreende pelos momentos mais emotivos e pelo agradável sentido de humor, trata-se, portanto, de um livro leve e envolvente, com um interessante toque de sobrenatural a complementar uma história de romance, amor e amizade. Gostei.

1 comentário:

  1. Olá Carla! Esta é sem dúvida uma trilogia fascinante e que gostei muito de ler. É pena não serem escritas ou publicadas em Portugal (não sei qual o caso) mais trilogias da Nora Roberts...
    Beijinho

    ResponderEliminar