terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Vida Privada de Ilda Gomes e Outras Histórias (Pedro Freire Costa)

Histórias de vidas normais, traçadas entre o quotidiano e o peculiar. Momentos de percursos distintos, por vezes um pouco improváveis, mas contados com uma familiaridade que os torna próximos. Assim são os contos que compõem este livro, simples, na maioria, mas, de alguma forma, surpreendentes.
A Vida Privada de Ilda Gomes narra os últimos dias da vida de uma mulher reservada. Interessante e escrito de forma envolvente, leva à reflexão sobre as escolhas que fazemos (ou deixamos de fazer) na vida, mas perde um pouco pela forma muito breve como a história é narrada, ficando a impressão de abreviar demasiado a narrativa do que podia ser uma história maior.
Segue-se Amor de Cão, a história de um touro que, como um cão, segue o seu dono. Cativante, ainda que, mais uma vez, sucinto no desenvolvimento, compensa a distância que se sente para com as personagens humanas através da emoção nas acções do touro.
Uma Fina Camada de Pó de Giz fala da morte de um pai e de como as memórias ficam enquanto a vida continua. Um pouco disperso, o que acaba por reflectir de forma adequada a passagem do tempo, cativa pelo registo pessoal e pela forma como as pontuais referências a acontecimentos históricos se cruzam com a história pessoal do protagonista. Mais introspectivo que emotivo, consegue, ainda assim, comover nos momentos certos. E é isso, acima de tudo, que torna este conto memorável.
Marília, pelo Natal retrata alguns momentos de uma família pouco feliz, numa história que, apesar de cativante, parece ter demasiado de improvável em termos de comportamentos. Ainda assim, surpreende a vaga melancolia que consegue transmitir.
Segue-se A Proposta de Óscar, história de uma oferta desagradável, mas talvez irrecusável. Sucinto e sem grandes elaborações, também este é um conto que deixa uma impressão de pressa, mas que, apesar disso, cativa pelo tema e pela intensidade de alguns momentos, bem como pelo final surpreendente.
Noite Estrelada apresenta um homem vulnerável e a forma como as pessoas lidam com ele no lugar por onde deambula. Bastante triste e, talvez por isso mesmo, cativante, pode traçar um retrato muito pouco abonatório das pessoas, mas é precisamente isso que torna esta história tão comovente. De longe, o melhor conto do livro.
Por último, Honra de Jogadores conta a história de uma aposta improvável e das dificuldades em cumprir com o compromisso assumido. Muito peculiar, mas também bastante interessante, este conto surpreende principalmente pela situação improvável que apresenta, mas também pela dedicação das personagens ao plano. Caricato e divertido, conta, acima de tudo, uma boa história.
O que fica da leitura destes contos é, em suma, a impressão de um conjunto cativante, com várias ideias interessantes e algumas histórias especialmente memoráveis. De leitura agradável, com uma escrita envolvente e algumas surpresas muito boas, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário