sexta-feira, 20 de maio de 2016

A Teia de Carlota (E. B. White)

Abílio é o porquinho mais fraco da ninhada e, por isso, está destinado a não sobreviver. Mas a pequena Flor não está disposta a aceitar isso e, por isso, convence o pai a deixá-la tomar conta dele até que fique maior e mais forte. E é isso precisamente que acontece - mas não chega. E, quando Abílio se torna um porquinho forte, Flor vê-se obrigada a vendê-lo ao tio, que tem uma quinta ali perto e onde Flor poderá continuar a visitá-lo. Mas Abílio é um porco de Primavera - e todos sabem o que acontece aos porcos quando chega o Inverno. Para sobreviver, Abílio precisa de um milagre. E esse milagre só pode surgir de uma amiga muito especial...
Um dos aspectos mais cativantes deste pequeno, mas muito interessante livro, é a forma como consegue, de uma forma muito simples, passar uma mensagem tão forte. É que, da história do porquinho Abílio e daqueles que o ajudam ao longo do caminho, emerge uma mensagem muito forte de amizade, ternura e amor. O amor de uma criança cujo sentido de justiça faz corar o de muitos adultos, a amizade de uma aranha que, apesar de todas as diferenças, trabalha incansavelmente para salvar a vida do amigo, a ternura que emerge das pequenas discussões a que se sucedem momentos de genuína entreajuda. E tudo isto mais em acções do que em palavras, o que torna a mensagem por detrás da história muito mais clara.
Também muito cativante é a forma como a história está escrita, num registo muito simples - ou não fosse este um livro para leitores mais jovens - mas não demasiado simplista, em que os factos e os acontecimentos são contados de forma directa e sucinta e em que as ilustrações servem também para complementar o texto. Não há elaborações desnecessárias, mas também não fica nada de essencial por dizer. Claro que, sendo a história relativamente breve, fica sempre a curiosidade em saber mais - principalmente sobre as personagens secundárias. Mas, no que toca ao essencial - Abílio, Carlota e uma amizade sem reservas - tudo surge na medida certa.
E, ao tom leve da narrativa, junta-se também um ritmo algo peculiar nas palavras, em que tudo, desde os nomes, às peculiaridades da linguagem de algumas personagens, serve para realçar os traços fundamentais de cada uma destas figuras. E se há, por vezes, um pequeno toque de exagero, há também algo de divertido nesta forma de contar as coisas. E também isso torna a história mais cativante.
Leve, divertido e com uma história cativante, este é, pois, um livro que demonstra que nem sempre são precisas grandes elaborações para dar voz às coisas importantes da vida. Amizade, afecto, ternura, amor... há disso neste livro em abundância. E é daí, da grande mensagem por detrás das pequenas coisas, que surge a grande força deste livro. 

Título: A Teia de Carlota
Autor: E. B. White
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário