segunda-feira, 30 de maio de 2016

Tudo por um Sonho (Ana Punset)

O Verão está a chegar ao fim e o acampamento que tanto esforço exigiu às quatro amigas acabou por ser tudo menos o que as quatro amigas desejavam. Passaram dias desde o regresso e desde essa altura que não se falam. Mas Lúcia tem nas mãos uma novidade que pode ser bem o que o seu grupo de amigas precisa para se voltar a unir: foram seleccionadas para gravar o anúncio de uma marca de roupa. Para isso, é preciso que o Clube dos Ténis Vermelho se volte a reunir - e que todas reconheçam o que falhou no tempo que passaram no acampamento. Mas há ainda outros problemas a resolver. Bia perdeu o violino e precisa desesperadamente de o encontrar.O namorado de Lúcia está fora com uma amiga e Lúcia precisa de aprender a lidar com isso. E, caso não consigam estar as quatro presentes na gravação, alguém terá de as substituir. São muito problemas para tão pouco tempo. Mas, quando a amizade é forte, tudo é possível. Ou, pelo menos, assim o esperam as quatro amigas...
Dando continuidade à história anterior e mantendo, no essencial, as mesmas características, este é um livro em tudo semelhante aos volumes anteriores. Bastante simples e centrado principalmente nos dilemas da adolescência, foca-se na vida das quatro protagonistas e nos pequenos grandes problemas que definem o seu percurso e a amizade que as une. E é destas duas facetas - os dramas pessoais e a amizade do grupo - que surgem também os traços mais cativantes: a leveza de uma história que, apesar de feita de pequenos acontecimentos, consegue, ainda assim, cativar do início ao fim, e a força de uma amizade sólida que emerge de todas as tribulações.
Claro que, por tribulações, estamos a falar de dramas adolescentes: namorados que não telefonam, discussões entre amigos ou com a família, dúvidas sentimentais e outros problemas do género. Mas é interessante notar que, apesar da aparente simplicidade destes problemas, a história nunca se torna demasiado superficial. Sim, há preocupações com pequenas coisas, mas há também o desenvolvimento de uma certa maturidade, que se nota tanto na forma como as protagonistas encaram as circunstâncias como na forma como lidam com outras situações (como o caso da irmã de Lúcia, por exemplo).
Ora, sendo este um livro escrito a pensar no público jovem, não se esperam, à partida, grandes elaborações. Mas há, ainda assim, um equilíbrio cativante que faz com que, mesmo para quem já passou a fase desses pequenos grandes dramas, haja algo de interessante a retirar da história. E quanto à ligação entre as quatro amigas - bem, a amizade é sempre muito importante. E essa uma mensagem bem presente nesta série. 
Envolvente e descontraído, trata-se, pois, de um livro que, tal como os anteriores desta série, parte das aventuras e desventuras do crescimento para contar uma agradável e cativante história de amizade. Para quem já se habituou a acompanhar este grupo de amigas, uma leitura que não desilude. 

Título: Tudo por um Sonho
Autora: Ana Punset
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário