quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa (Rosa Maria Martelo)

Poder-se-á, talvez, imaginar a poesia como um acto solitário de criação, mas, se percorrermos a obra dos diferentes autores ao longo do tempo, haverá certamente pontos de ligação. Nalguns casos, serão mais discretos, noutros um diálogo aberto e franco. E é este diálogo mais ou menos evidente que serve de base a esta antologia, onde os poemas de diferentes autores (ou, por vezes, diferentes poemas de um mesmo autor) criam laços de proximidade e comunicação. O resultado é uma forma um pouco diferente de ler poesia, em que cada poema vale por si mesmo, mas surge também como parte de uma relação maior.
Um dos aspectos mais interessantes desta antologia - além da própria premissa, naturalmente - é a visão de intemporalidade que resulta da leitura deste conjunto. A diferença entre as partes de alguns destes diálogos chega a ser de séculos e, ainda assim, o elo de ligação continua a ser claríssimo. Forma-se, pois, uma impressão marcante: a de versos, imagens e cadências que perduraram ao longo dos séculos para adquirir depois novas formas nas mãos de outros autores.
Nem todos os diálogos têm um intervalo tão vasto a separá-los, havendo inclusive casos em que os dois poemas pertencem ao mesmo autor. Ainda assim, podem as diferenças ser menores em termos de linguagem, mas a sensação de partes comunicantes - e a resultante familiaridade - continua bem presente. Do poema inicial partem novas construções, novos ritmos e novas imagens, mas existe sempre um sentimento de pertença no todo.
E há, claro, a sempre fascinante sensação de descoberta que se tem ao ler uma antologia. Alguns poemas podem ser já conhecidos, mas nem todos o serão certamente. Também neste aspecto este livro é uma revelação, onde, a par dos nomes mais que conhecidos estudados até na escola, surge um vasto conjunto de autores e de obras e uma grande vontade de as descobrir.
Vasto e fascinante na sua evocação de diálogos poéticos, trata-se, pois, de um livro cativante em múltiplos aspectos: na intemporalidade dos diálogos, na conjugação de tempos e de estilos e sobretudo na mistura de familiaridade e descoberta que fica da leitura destes poemas. Para ler de ponta a ponta e para revisitar muitas vezes - ao ritmo da vontade de dialogar também com a poesia.

Autora: Rosa Maria Martelo (escolha e apresentação)
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário