quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Don't Tell Teacher (Suzy K. Quinn)

Lizzie Riley está a começar uma nova vida com o filho, após ter fugido de um marido violento e a guerra que se seguiu  pela custódia de Tom. Mas os problemas parecem segui-la para toda a parte. Graças aos serviçso sociais, Tom vai começar a frequentar uma escola de prestígio, mas algo não bate certo na Steelfield Academy. E quando Tom começa a agir de forma estranha, a aparecer com marcas de injecção e a revelar problemas de saúde, Lizzie começa a desconfiar. Mas quem acreditará nela quando diz que tudo aquilo deve estar a acontecer na escola?
Feito, em medidas iguais, de mistério e de sentimento, este é o tipo de livro que nos dá a volta à cabeça. Bastam alguns capítulos para gerar sentimentos fortes por Lizzie, a jovem mãe que quer deixar o passado para trás e construir uma nova vida, mas tem agora de lidar com uma mãe excêntrica, uma escola onde as práticas bizarras parecem ter-se tornado lei e o receio constante de não estar à altura das expectativas da sua assistente social. Esta empatia simples contrasta com a ominosa sombra que parece envolver a escola e as estranhas circunstâncias que envolvem Tom. E, neste delicado equilíbrio entre emoção e intriga, as páginas parecem voar, pois é impossível não querer saber o que acontece a seguir - e qual a explicação para muitas das circunstâncias inexplicáveis.
Quanto ao que acontece a seguir... bem, digamos só que este livro está cheio de surpresas. A enorme reviravolta dos capítulos finais dá uma nova perspectiva a todos os acontecimentos anteriores. E, além do óbvio impacto do inesperado, torna-se ainda mais memorável devido a tudo o que aconteceu antes. Lizzie e Olly não são apenas o que é visível no início. São algo mais. E essa percepção, com todas as mudanças que isso implica, gera um inesquecível turbilhão de emoções.
Quando à escrita, é bastante viciante. Os capítulos curtos e o delicado equilíbrio entre presente e passado, percepção e realidade, acção e emoção, molda uma narrativa fluida e intensa, cheia de emoção e de secretismo, mas também de uma forma algo inesperada de amor e de lealdade.
Trata-se, em suma, de um livro impossível de largar. Intenso, viciante, cheio de surpresas e de inocência perdida, é o tipo de história que nos lembra de que às vezes são aqueles que mais amamos a nossa maior ameaça. E que todos os segredos são eventualmente revelados... quando menos esperamos.

Autora: Suzy K. Quinn
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário