sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Em Português nos (Des)Entendemos (João Carlos Brito)

Há quem diga que a língua portuguesa é muito traiçoeira. E, ainda que esta expressão se aplique geralmente aos segundos (e terceiros...) sentidos das frases, não deixa também de ser muito válida se considerarmos as singularidades de certos vocábulos utilizados em determinadas regiões do país. Pois bem, é a estas singularidades que este livro se dedica, debruçando-se sobre os vários e fascinantes regionalismos típicos de cada região do nosso país. E desengane-se quem acha que os conhece a todos...
A primeira coisa a cativar para esta leitura é - bastante obviamente - o conteúdo. Já todos ouvimos uma ou outra expressão que nos deixou "com a pulga atrás da orelha" relativamente ao seu possível sentido. E a ideia de reunir estas palavras e expressões características num só livro que abrange um país inteiro não pode deixar de ser também intrigante. Escusado será, pois, dizer que todo este livro é uma grande e muito agradável mistura de reencontro e de descoberta. Afinal, todos nós conhecemos as "nossas" palavras, as que vêm das nossas origens. Outras há, contudo, que são uma revelação.
Ora, isto abre caminho a outra revelação. Ao longo do livro, as palavras estão agrupadas pelas regiões onde são mais comuns, sendo que, nalguns casos, têm associados sentidos completamente diferentes daqueles que geralmente lhes associamos (a não ser que pertençamos à dita região). Mas esta organização por locais proporciona também algumas surpresas: é que algumas destas palavras já ganharam âmbito nacional, havendo também outras que, sem esta dimensão de fama, são também utilizadas noutras regiões que não as referidas. São típicas dali? Pois, com certeza. Mas também as podemos conhecer de outras andanças.
Importa, por fim, olhar para outra faceta da organização: as explicações e interpretações. São explicações relativamente concisas, abordando, porém, múltiplas possibilidades nos casos em que a origem é tudo menos consensual, e acrescentando ainda um muito agradável toque de humor à forma como cada expressão é abordada. Não são explicações exaustivas, até porque não é esse o objectivo, mas, além de esclarecedoras, mostram também uma certa leveza que as torna mais fáceis de assimilar.
Conciso e leve, mas muito cativante, trata-se, pois, de um daqueles livros que se lêem de uma assentada, mas que deixam desde logo a promessa de um regresso futuro. Há tanto a descobrir nestas expressões singulares... Eis, pois, o livro ideal para conhecer melhor as particularidades regionais da nossa língua - e um bom manual de sobrevivência para a compreensão de certas... sugestões.

Autor: João Carlos Brito
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário