sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Lucidez do Amor (Tânia Ganho)

Michael e Paula. Separados por uma guerra. Ela numa aldeia francesa, ele numa base militar no deserto tajique. Unidos pelo bebé de poucas semanas que ficou com a mãe e pela inconstância das linhas telefónicas, mas, acima de tudo, por um amor claro e concreto, feito dos pequenos nadas que ocupam cada dia de espera pelo regresso e reencontro.
Claro e directo, sem complicações desnecessárias, este é um livro em que, mais que a escrita em si, a história que conta é o ponto máximo. A emoção está lá e não são necessários floreados ou descrições elaboradas para transmitir ao leitor os fragmentos de medo e de esperança que fazem parte desta obra, uma história de acção e de espera, de emoção e de mistério e, acima de tudo, de uma ligação cimentada na ausência e na guerra, para a construção de um amor sem barreiras.
Através de pequenos momentos, situações simples, a autora apresenta-nos a vida e as emoções de Michael e de Paula e, na precisão com que nos transmite cada gesto e cada emoção, as páginas vão passando no embalo de uma história que nos mantém, constantemente, entre a esperança de um final feliz e o pressentimento de uma tragédia iminente. Mais que um retrato da guerra, temos a visão do lado humano presente naqueles que nela se envolvem: não só os que arriscam a vida em combate, mas também os que, na distância, esperam, ansiosos, um sinal de que os seus estão vivos e bem.
E é aí que a autora deste livro nos conquista em pleno: desde o início que estamos, enquanto seguimos a história do casal, bem como as suas incursões às memórias do passado - de como se conheceram, da história das suas famílias - emocionalmente ligados à ânsia da espera, ao medo do fim e à esperança do reencontro que é a constante essencial deste livro.
A Lucidez do Amor é, na sua essência, um livro de emoções, uma história que, sem prelúdios desnecessários, se dirige para aquilo que realmente interessa: a tempestade de incertezas e de emoções que será um amor pautado pela ausência e pelo medo. Belo, simples e comovente, este é um livro que recomendo. Uma história de corações divididos entre o medo e a esperança, tão próxima como a vida. Como o mundo em que vivemos.

2 comentários:

  1. Oi ^^ tem um selo para vc lá no blog...
    http://reflexoencantado.blogspot.com/2010/02/primeiros-selos.html

    Espero que goste

    ResponderEliminar