quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Vampiro Secreto (L. J. Smith)

O Mundo da Noite é o sistema das criaturas sobrenaturais, a sua forma de viver nas sombras da humanidade. E existem duas regras fundamentais: nunca dar a conhecer a um humano a existência do Mundo da Noite e nunca se apaixonar por um humano. James, contudo, quando toma conhecimento de que a sua amiga de infância - ou algo mais - está prestes a morrer de cancro, não hesitará em violar as leis para a salvar. Mas o que acontece quando se quebram as regras?
Depois das Crónicas Vampíricas, L. J. Smith apresenta-nos um novo mundo de características sobrenaturais. Com uma escrita simples e muito acessível, a autora apresenta-nos um mundo onde não só os vampiros, mas também lobisomens e feiticeiros, habitam a noite desconhecida. E se a história deste primeiro livro é, na verdade, bastante centrada em Poppy e James, os seus dois protagonistas, este início de série deixa já antever um sistema bastante interessante.
Com algumas variações curiosas ao mito do vampirismo, este é um livro em que todo o enredo se forma sem quaisquer momentos parados. A acção é constante e directa, deixando por vezes por explorar alguns aspectos que despertam a curiosidade. Fica até a sensação de que a história acaba demasiado depressa, quando outros aspectos podiam ser mais desenvolvidos, nomeadamente na apresentação do Mundo da Noite em si ou de alguns intervenientes secundários. Ainda assim, sendo este o primeiro livro de uma série de nove, acredito que esses aspectos virão a ser explicados em volumes posteriores.
Concluindo. O Vampiro Secreto é um livro que, na sua escrita acessível, foi pensado fundamentalmente para um público juvenil, mas que pode agradar a outros fãs do tema vampírico. Não é um mundo particularmente elaborado, pelo menos neste primeiro volume, mas entretém e envolve o leitor, criando inclusive alguns momentos muito bons. Gostei e fico atentamente à espera dos volumes seguintes.

1 comentário: