sábado, 27 de fevereiro de 2010

Maníacos de Qualidade (Joana Amaral Dias)

Numa abordagem original e bastante completa dos vários aspectos históricos e psicológicos, este é um livro que explora de uma forma clara e acessível a estranha vida de personalidades célebres como Fernando Pessoa, o Marquês de Pombal e João César Monteiro, entre outros. E se o título desta obra é já bastante sugestivo do que vamos encontrar - personalidades invulgares, mais ou menos associadas à loucura - a forma como a autora nos apresenta a vida e o carácter de cada um deles varia de capítulo em capítulo.
Em comum a cada um dos indivíduos explorados neste livro, são analisados o contexto histórico e social da época em que viveram, bem como seu perfil psicológico e as principais fontes que a eles se referem. Existem, contudo, alguns elementos mais interessantes que outro, e isto não se deve só a uma vida melhor documentada ou mais intensa, mas também à forma como a autora nos apresenta a sua história. No capítulo dedicado a Antero de Quental - que foi para mim o mais fascinante - a autora assume a voz do poeta, como se ele próprio nos contasse a sua vida. Já no que respeita a Margarida Vitória, a autora baseia-se nos escritos da marquesa para recriar uma espécie de sessão entre paciente e psicóloga.
Por último, uma nota muito positiva para a forma fluída e sem complicações desnecessárias com que a autora nos apresenta cada situação e contexto, referindo os adequados termos técnicos, mas sem enveredar por uma linguagem demasiado específica, o que permite ao leitor menos informado compreender na perfeição as situações por vezes revoltantes a que algumas das personalidades estudadas neste livro foram sujeitas.
Um livro bastante interessante para conhecer mais sobre algumas das personalidades marcantes da nossa história, não só nas suas excentricidades, mas no contexto da vida de cada um deles. Muito bom.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Convite

Intervenção (Robin Cook)

Depois da realização de uma autópsia que aponta para os perigos de certas práticas da medicina alternativa, Jack Stapleton decide investigar profundamente o que leva as pessoas a dirigir-se a esses "falsos médicos", colocando em risco as suas vidas. Num outro ponto do mundo, Shawn, seu amigo de juventude, descobre inesperadamente um segredo que poderá abalar as fundações da Igreja Católica e - o que ele considera mais importante - derrubar a arrogância do arcebispo de Nova Iorque, também um companheiro dos tempos de juventude. Estas investigações, contudo, não serão de todo fáceis e os problemas acabarão por surgir.
Indicado como o fundador do thriller médico, neste livro Robin Cook envereda por um caminho algo diferente. Apesar de um início que promete explorar consideravelmente as diferenças entre a medicina convencional e a medicina alternativa, este tema acaba por ser esquecido algures ao longo da obra, quando os elementos religiosos e místicos tomam posse da investigação. E, se ambos os temas são bastante interessantes, é pena que o autor tenha deixado cair, quase sem conclusão, a temática das medicinas alternativas, porque prometia também uma história promissora.
Não pretendo com isto dizer que Intervenção não tenha pontos positivos. A escrita viciante com que o autor nos conduz ao longo do enredo, a forma como nos apresenta - sem se tornar demasiado exaustivo - vários elementos históricos e mitológicos e o desenvolvimento das relações entre os personagens - nomeadamente a amizade entre os "três mosqueteiros", a forma como Jack e Laurie lidam com o cancro do seu filho bebé e o estranho casamento de Shawn e Sana. Além disso, num final que era bastante fácil de intuir, o autor consegue inspirar alguma vida, pela forma invulgar como os acontecimentos se processam, quer ao referir o fanatismo religioso, quer, por outro lado, ao colocar provas de fé em personagens descrentes.
Um livro, em suma, bastante diferente do que seria de esperar de Robin Cook, mais afastado do thriller médico e a tender mais para o estilo de Dan Brown. Ainda assim, um livro que entretém, que vicia e, portanto, uma leitura que apreciei.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Convite

Pela Sombra Morrerão / Golfinho de Júpiter: primeiro volume da colecção MIR

Eis mais um pequeno momento para notícias do meu mundo... e não só. Este é o primeiro volume de uma nova colecção dedicada ao fantástico e (como já devem ter reparado) uma das novelas que o constituem é... minha. Deixo-vos, portanto, as capas e sinopses de ambas as novelas.

"Pela Sombra Morrerão" de Carla Ribeiro

Derek Sherbourne é o último vampiro. É também uma sombra atormentada pelo passado e pela forma cruel como passou de humano influente a criatura das trevas.

Agora, a sua mente conserva uma única determinação: procurar vingança nos descendentes do ser que o transformou. E será, pois, desta forma que Elisa Northwood e a sua filha Christabel serão alvo da tenebrosa vontade do vampiro, caminhando na senda da vingança do imortal, à medida que ele próprio revive o seu passado.

Uma obra que recupera o vampiro como personagem histórico brutal e violento, quase despojado de quaisquer sentimentos e noções de humanidade.

Carla Ribeiro é uma jovem autora portuguesa que conta já com nove obras publicadas nas áreas da poesia e do fantástico além da colaboração em diversas antologias e na revista Dagon, uma das duas revistas portuguesas dedicadas ao género fantástico.

"Golfinho de Júpiter" de Mary Rosenblum

Anton Kraj é um repórter de investigação especializado em documentários dramatizados, o melhor da sua área, cujo filho faleceu vítima de uma epidemia que assolou a Terra há anos. Atormentado pela prematura morte deste, consequência de uma fraude farmacêutica, dedica-se a elaborar docudramas acerca das investigações de fundo que leva a cabo.

Jonah é uma Inteligência Artificial, uma sonda destinada a explorar os oceanos gasosos de Júpiter, em busca de vida inteligente. Concebida na forma de um golfinho mecânico, possui a personalidade de uma criança de 13 anos - precisamente a idade em que faleceu o filho de Anton Kraj.

Da convivência entre os dois surge uma verdadeira cumplicidade, num turbilhão de eventos que ligam na perfeição o estilo da ficção científica com o do romance policial, será Jonah uma máquina ou um individuo? Num futuro, mesmo aqui à porta, como será a nossa relação psicológica com máquinas programadas para terem sentimentos?

Mary Rosenblum é uma escritora estadunidense de ficção científica e de romances policiais (sob o pseudónimo de Mary Freeman) finalista dos prémios Hugo e Nébula, galardoada com os prémios Sidewise, Crook e Asimov’s Readers Poll.

Autores: Carla Ribeiro & Mary Rosenblum
Títulos: "Pela Sombra Morrerão"/"Golfinho de Júpiter"
Páginas: 184
ISBN: 978-989-8336-04-0
Preço de Venda: 12€

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Despertar das Trevas (Karen Chance)

Cassandra Palmer tem o dom de ver o futuro e a capacidade de comunicar com fantasmas. Estas capacidades invulgares, contudo, são mais um problema que uma benesse e, depois de três anos a fugir do vampiro que, desde criança, a controlara, quando este a reencontra, Cassandra irá encontrar-se com toda uma série de problemas.
Partindo de uma premissa envolvente, este é um livro com vários aspectos positivos. Antes de mais, a escrita fluída da autora, pontuada por momentos de um humor muito próprio que, por si só, confere uma vida peculiar à história. Acrescente-se um sistema hierárquico bastante interessante, em que vampiros, magos e outras criaturas sobrenaturais convivem em maior ou menor grau de tolerância. O mais fascinante, contudo, neste primeiro volume da série Cassandra Palmer é a forma como a autora recria algumas personagens históricas - desde Jack, o Estripador à própria Cleópatra - e lhes dá uma nova vida. Isto reflecte-se particularmente em Mircea, para mim a personagem mais fascinante deste primeiro volume e irmão do mítico conde Drácula, não o protagonista do romance de Bram Stoker, mas o igualmente lendário Vlad, o Empalador.
E é este aspecto que me leva ao principal inconveniente deste livro. O ritmo de acção é furiosamente intenso e as transições entre acontecimentos são quase nulas. Se, por um lado, este aspecto torna o livro quase impossível de largar, por outro acaba por roubar destaque à construção do sistema e à caracterização das personagens, deixando por vezes a sensação de que ficam assuntos por explicar e personagens que poderiam ser bem mais exploradas. Curiosamente, esta situação vai-se ajustando aos poucos, sendo que nos capítulos finais, a relação entre acção e caracterização parece estar mais equilibrada e é possível, enfim, conhecer um pouco mais algumas das personagens - nomeadamente Mircea, Louis-César e a própria Cassandra - o que me faz esperar que o excesso de acção não se manifeste nos próximos volumes.
O Despertar das Trevas foi, em suma, um livro que apreciei e que, apesar dos aspectos menos bons, me cativou durante a leitura e que, através dos mistérios de algumas personagens e de um final algo intrigante, me deixou muito curiosa acerca dos volumes seguintes.

Novidades Saída de Emergência para Março

Género: Lit. Fantástica
Tradutor: Cristina Correia
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 416
PVP: 19,95 €
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre.
Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia…
Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis.

Género: Ficção Científica
Tradutor: Susana Serrão
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 288
PVP: 18,85 €
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro?
Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável?
Em Flashforward – Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projectadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado… Expondo as perspectivas de várias personagens, Robert J. Sawyer realiza uma brilhante reflexão filosófica sobre viagens no tempo, consciência, destino e o que significa ser humano.
“Uma reflexão criativa e profunda sobre o destino, o livre arbítrio e a natureza do universo.”
– PUBLISHERS WEEKLY

Género: Horror / Fantástico
Tradutor: Sérgio Gonçalves
Formato: 11 x 17 cm
Páginas: 240
PVP: 10€
Data de Lançamento: 12 de Março de 2010

Colecção de Bolso 11/17 - nº 83
Uma expedição científica é enviada para a desolação gelada da Antárctida. No local de chegada, a equipa inicia uma busca por fósseis do tempo em que a Antárctida era uma exuberante selva pré-histórica. É então que descobrem, numa caverna gelada, espécimes preservados de criaturas aladas que são levados para investigação.
O líder da expedição acorre ao local da descoberta para encontrar o campo destruído, os homens chacinados e os itens desaparecidos. Suspeitando de um motim ou de loucura, parte em direcção às montanhas em busca da verdade, mas o que irá encontrar são segredos aterradores que estão para além da imaginação e sanidade…

Género: Ensaio
Tradutor: David Soares
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 288
PVP: 18,85 €
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

A MAÇONARIA E OS SEUS SÍMBOLOS E RITUAIS SECRETOS…
A maçonaria tem estado desde sempre ligada à Revolução Francesa, aos cavaleiros Templários ou às pirâmides do Egipto. Tudo o que havia a dizer sobre os membros da organização já foi dito. Acredita-se que poderão ser agentes correctores de elite a governarem o mundo, uma rede de ocultistas e pagãos empenhados em construir uma nova ordem mundial, ou até mesmo uma irmandade milenar que perpetua conhecimentos antigos através de ensinamentos esotéricos. Os seus símbolos secretos, rituais, e organização durante séculos permaneceram envoltos em mistério e deram origem a uma infinidade de teorias. O Mito Maçónico revela a verdade sobre os maçons de um modo a que o leitor não ficará indiferente.
“Este é um livro obrigatório de ler sobre Maçonaria. Mesmo aqueles que conhecem bem o assunto irão surpreender-se com a perspectiva de Jay Kinney” – Joscelyn Godwin

Género: Jovem Adulto / +14
Tradutor: Maria Nóvoa
Formato: A5 / capa dura
Páginas: 352
PVP: 17,96 €
Lançamento: 05 de Março de 2010

Quentin reina agora como Rei Dragão, e é confrontado com a investida mais violenta de todas: o insidioso ataque do mal que cresce dentro de si mesmo. Como um jovem acólito do deus Ariel, ele empreendera alegremente uma viagem que o afastaria dos velhos deuses, levando-o ao encontro do Altíssimo.
Desta vez já não é apenas a sua vida, ou a sobrevivência do reino que se encontram em jogo. Nimrood tem em seu poder, como refém, o filho de Quentin. O Rei Dragão perdeu a sua espada e perdeu o seu rumo. Irá também trair o seu voto solene com o Altíssimo?

Novidades Chá das Cinco para Março

Género: Literatura Romântica / Paranormal
Tradutor: Rita Guerra
Formato: 16x23cm
Páginas: 384
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

Querida leitora
A vida para mim é ótima. Tenho o meu café de Chicória, o meu beignet quente e o meu melhor amigo ao telemóvel. Depois de o sol se pôr, sou a pior coisa que percorre a noite: comando os elementos e não conheço o medo. Durante séculos, protegi os inocentes e tomei conta da humanidade, assegurando-me de que estão seguros a salvo num mundo em que nunca nada é certo. Tudo o que quero em troca é uma miúda gira num vestido vermelho, que não queira mais nada de mim para além de uma noite.
Em vez disso, sou atropelado por um carro alegórico de Carnaval que me tenta transformar num animal morto à beira da estrada e conheço uma mulher que me quer salvar a vida mas não se consegue lembrar onde me pôs as calças. Vibrante e extravagante, Sunshine Runningwolf deveria ser a mulher perfeita para mim. Não quer nada mais do que esta noite, sem laços, sem compromissos a longo prazo.
Mas, sempre que olho para ela, começo a desejar concretizar sonhos que enterrei séculos atrás. Com os seus modos pouco convencionais e a sua capacidade para me surpreender, Sunshine é a única pessoa de que preciso.
Mas amá-la significaria a sua morte. Fui amaldiçoado e nunca poderei conhecer a paz ou a felicidade, não enquanto o meu inimigo espera na noite para nos destruir a ambos.
Talon dos Morrigantes

Género: Lit. Romântica
Tradutor: Susana Valdez
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 320
PVP: 18,85 €
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

NADA CONSEGUIA SEPARAR LOLA E DOUGIE. EXCEPTO A MÃE DELE…
Lola não pretendia aceitar o suborno da mãe do seu namorado para pôr um fim à relação com ele. Ainda por cima porque a mãe de Dougie é arrogante e insuportável. Mas depois Lola descobre que uma das pessoas que mais ama está desesperada e a única maneira de a ajudar é ficar com o suborno e partir o coração de Dougie. Dez anos depois, Lola reencontra-se com Dougie e descobre que os seus sentimentos por ele estão mais fortes do que nunca. Ela faria tudo para o ter de volta, mas nunca lhe poderá contar a verdade. Mesmo sendo bonita, persuasiva e infinitamente optimista, será que vai conseguir ultrapassar a frieza dele e reconquistar-lhe o coração?
“Divertimento rápido, fulminante e fabuloso. Ler este livro é devorá-lo.” – COMPANY



Novidades Camões e Companhia para Março

Género: Lit. Contemporânea
Formato: 14,8 x 21 cm
Páginas: 160
PVP:15,96 €
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

intervalo
o ar é mais doce nos intervalos da água
mas para o peixe a água é mais doce nos intervalos do ar
mas para o peixe de água doce a água é mais doce nos intervalos do mar

VENCEDOR DO PRÉMIO POESIA NUNO JÚDICE

Género: Lit. Contemporânea
Formato: 14,8 x 21 cm
Páginas: 104
PVP: 15,96 €
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

O Mar que a Gente Faz leva-nos para o seio de uma família de pescadores, onde todos os dias a faina ainda leva os homens a madrugar e sofrer na pele a força das ondas e a dureza do mar. O menino Sargo – que tem nome de peixe – conta-nos uma história que se lê como uma fábula para pais e filhos. Tudo começa no dia em que Sargo nasce e sorri entre as redes dos pescadores. Daí em diante, é uma narrativa de um brilho e ternura excepcionais. Recheado de pequenas peripécias que nos levarão do riso às lágrimas, sempre com um forte sentimento de saudade, o menino Sargo vai recordar-nos aquilo que já soubemos e a vida nos fez esquecer; o significado da vida, da morte e do verdadeiro amor.
Ninguém ficará indiferente à escrita quase musical, ou à inocência terna da criança que nos conta como tudo acontece, com olhos que tudo observam e tudo sentem.
Uma bela história que, por vezes, nos remete para o Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry.

Novidades Difel e Gótica para Fevereiro

CRÓNICAS DA SALA DE ESPERA de Pedro Beça Múrias
DIFEL
Uma história de coragem, de um jornalista que encarou o cancro de frente e que, com muita força e algum sentido de humor, venceu uma difícil luta.
O seu testemunho é um exemplo para todos!
O autor está disponível para entrevistas.


A PEDRA COM OLHOS de Carlos Geadas e Sílvia Rodrigues (ilustrações)
DIFEL
·Prémio de Revelação APE / Infanto -Juvenil
·A Pedra com Olhos é a história de um ser especial – uma pedra que sente, que vê e que fala, e que, mesmo apesar da sua imobilidade, procura activamente respostas para as intemporais interrogações do ser humano.
·Com a medida exacta de inocência, própria nos leitores de tenra idade, o percurso deste herói tão caricato constrói uma história plena de sentimento, alma e reflexão.
SHUTTER ISLAND de Dennis Lehane
Gótica

O novo thriller psicológico do autor dos best-sellers mundiais Mystic River e Gone Baby Gone.
Agora numa adapatação a cinema, cuja estreia nacional é amanhã 25/2

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novidades Esfera dos Livros para Fevereiro

EXILADOS, Manuel Arouca

O brilho dos seus olhos tinha-a marcado para sempre. Cecília era casada com um homem que não amava, era herdeira do império financeiro Mendes Silva que se estendia até Angola e, sabia que a agitação política que se vivia em Portugal, depois da revolução do 25 de Abril de 1974, ameaçava fazer ruir o mundo em que vivia.
O autor traz-nos a história dos exilados, dos muitos portugueses que se viram obrigados a abandonar Portugal, com destino ao Brasil, depois de verem nacionalizados os seus negócios, as suas contas bancárias congeladas e as suas casas ocupadas, com a Revolução dos Cravos. Ali encontraram um porto de abrigo, um país novo, com costumes diferentes, onde, do zero, tiveram de reconstruir as suas vidas. Quando desembarcou no Rio de Janeiro Cecília sabia que o futuro dos Mendes Silva estava nas suas mãos.
Era ela que teria de recomeçar do nada. Mas entre a tentadora praia de Ipanema, o conhecido restaurante do Copacabana Palace, ou a imagem apaziguadora do Cristo Redentor Cecília não conseguia esquecer a imagem daqueles olhos marcados pela tragédia. Tinha de descobrir José, resgatá-lo da sua dor, estender-lhe a mão e, quem sabe, libertar-se das regras sociais que a estrangulavam, de um marido que a traía e a desrespeitava e aprender, de uma vez por todas, a ser feliz.

Manuel Arouca nasceu em Moçambique a 3 de Janeiro de 1955. Aos 25 anos decidiu entrar na Faculdade de Direito, mas foi durante esse período de estudante que escreveu Os Filhos da Costa do Sol e assim, depois de se licenciar, optou pela carreira de escritor em desfavor da carreira de advogado.

Na sua obra televisiva destaca-se a novela Jardins Proibidos pelo facto de ser a primeira novela portuguesa a derrotar, em horário nobre, a prestigiada novela da Globo. Em 2007 regressou à televisão como responsável pelo argumento da novela, emitida pela TVI, Tu e Eu.

CARDEAL CEREJEIRA - O PRÍNCIPE DA IGREJA, Irene Flunser Pimentel

Nascido na zona rural do Minho em 1888 Manuel Gonçalves Cerejeira podia ter-se tornado num simples pároco de aldeia. Em vez disso, ascendeu ao posto mais alto da Igreja, tornando-se cardeal-patriarca de Lisboa entre 1929 e 1971 e uma figura fundamental, embora polémica, do século XX português.
Conservador e elitista ou renovador e humilde? Amante do luxo e da riqueza ou atento à pobreza e defensor dos mais oprimidos? Homem caloroso ou autoritário? Sinuoso ou insinuante? Alinhado com o Estado Novo ou defensor da independência da Igreja em relação ao regime de Salazar, seu amigo íntimo desde os tempos de Coimbra? Defensor da vida e dos direitos humanos ou silencioso perante a violência da PIDE, a guerra colonial e a censura?
A autora traz-nos a biografia do «Príncipe da Igreja», do historiador, intelectual, académico, prelado e figura cimeira da Igreja portuguesa, e desvenda algumas facetas pouco conhecidas do seu percurso. Por exemplo, o seu gosto por Jean-Paul Sartre, nos antípodas das suas concepções morais e políticas, entre outros autores colocados no Index da Igreja ou ainda o facto de se ter erguido contra o totalitarismo e a criação da Mocidade Portuguesa pelo Estado Novo.
Quando tomou posse como patriarca, o seu objectivo era recristianizar a sociedade portuguesa, mas no momento da sua exoneração a laicização da sociedade portuguesa era crescente e o mundo por que tanto lutara ameaçava ruir.
Irene Flunser Pimentel venceu no ano de 2007 o Prémio Pessoa e é doutorada em História Contemporânea com uma tese sobre a PIDE/DGS, polícia política do Estado, entre 1945 e 1974. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984.

É investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É ainda autora das obras Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial, Mocidade Portuguesa Feminina e Biografia de um Inspector da PIDE, e co-autora da obra Vítimas de Salazar, todas elas editadas por A Esfera dos Livros.

POMPEIA - O DIA-A-DIA DA MÍTICA CIDADE ROMANA, Mary Beard

Às primeiras horas do dia 25 de Agosto de 79, a chuva de pedra-pomes que caía sobre Pompeia parecia abrandar, fazendo com que muitos habitantes saíssem de casa em busca de um abrigo seguro. Em vão, a erupção do Vesúvio não dava tréguas e os habitantes da pequena cidade no Sul de Itália encontraram a morte nas ruas da cidade que ficou coberta de cinzas, ficando oculta durante cerca de 1600 anos até ser redescoberta no século XVIII.

As várias escavações em Pompeia permitiram recriar o dia-a-dia desta cidade da Roma Antiga. As cinzas e a lama moldaram os corpos das vítimas permitindo que fossem encontradas no modo exacto como conheceram a morte, muitas delas com objectos que permitem contar a sua história.

A autora conta-nos uma nova história de Pompeia, longe das lendas e mitos que foram sendo criados. A historiadora recria o quotidiano dos habitantes de Pompeia, das suas profissões, leva-nos a visitar os banhos, os seus vários bordéis, a conhecer o teatro, os jogos e diversões e apresenta-nos personagens fascinantes como a sacerdotisa Eumáquia, Públio Casca, um dos assassinos de César, os gladiadores...

Mary Bread é professora catedrática de Cambridge e membro do Newnham College. É editora do The Times Literary Supplement e autora do blog «a Don’s Life». Entre os seus livros publicados destacamos The Parthenon, The Colisseum e The Roman Triumph.

TOP 10 DOS NEGÓCIOS, Maria Duarte Bello

A forma como falamos em público, com energia, graça, eloquência e elegância provoca um impacto no modo como nos vêem e pode até influenciar ou condicionar uma carreira. A maneira como usamos os cartões profissionais ou nos comportamos num almoço de negócios revela o grau de cultura e educação de cada um, independentemente do seu estatuto social e do nível económico. A escolha do que vestimos no nosso dia-a-dia profissional, transmite uma imagem de marca. Saber trabalhar com mais inteligência e eficácia, saindo de bloqueios provocados por pessoas ou circunstâncias, é fundamental para fazermos a diferença. Sermos activos, eficientes, desenvolvendo talentos inatos e procurando constantemente novas aptidões e competências pode colocá-lo no topo do mundo dos negócios.

A autora explica-lhe, através de mandamentos práticos e objectivos, como liderar, gerir, empreender, planificar, negociar e saber estar no mundo dos negócios. O caminho não é fácil, requer esforço e tempo, mas está ao alcance de todos. Basta definir objectivos e traçar um rumo em direcção ao topo. Este livro é uma ferramenta indispensável para gestores, empresários, trabalhadores, para todos nós que queremos atingir a excelência na nossa vida profissional, social e pessoal.

Maria Duarte Bello é directora-geral da MDB - Coaching e Gestão de Imagem, Unipessoal Lda. Coach especialista em Executive, Team e Life Coaching, formada pelo Instituto International OlaCoach e pela The International School of Coaching. Licenciada em Direito, é formadora nas áreas da Comunicação e Comportamento, Gestão de Imagem, Falar em Público e Media Training; Consultora de Protocolo na organização de eventos. É ainda docente na Escola Superior de Comunicação Social, no ISLA - Instituto Superior de Línguas e Administração; foi ainda docente no INP - Instituto Superior de Novas Profissões.

EMAGRECER COM SUCESSO, Dr. Fernando Póvoas

O Dr. Fernando Póvoas ensina-o/a a Emagrecer com Sucesso através de um método equilibrado e saudável que o/a vai ajudar a perder peso, mas também ensinar a alterar a sua forma de viver. Não há mudança exterior que não obrigue a uma mudança interior. O primeiro passo é força de vontade.

O segundo é desmistificar as ideias que tem sobre obesidade, alimentação e dietas. Por exemplo, saltar refeições emagrece. Falso. Fazer exercício físico engorda. Falso. Comer produtos light ou só saladas e sopas é a solução ideal. Falso. E o maior mito de todos é que todas as dietas são complicadas, restritivas, impositivas, radicais, assustadoras e pouco tempo depois voltamos ao mesmo peso ou engordamos ainda mais....

Neste livro, o Dr. Fernando Póvoas ajuda-o/a a perceber quais os principais erros que comete no seu dia-a-dia e, através de uma dieta simples, que está ao seu alcance e que lhe permite uma grande liberdade de escolha, ensina-lhe o segredo para emagrecer, mas também, para manter o seu peso ideal.

Fernando Póvoas formou-se na Faculdade de Medicina do Porto e hoje trabalha entre Lisboa e o Porto nas suas duas clínicas onde presta apoio – juntamente com a sua equipa multidisciplinar – nas áreas de nutrição, psicologia, estética e cirurgia plástica a milhares de doentes de vários pontos do país, Espanha e Angola. Trabalhou na área desportiva ao serviço do Futebol Clube do Porto, Ermesinde e Freamunde. Foi no Centro de Saúde de S. Pedro da Cova, onde exercia Medicina Geral e Familiar, que começou a tratar, com uma taxa elevada de sucesso, inúmeros casos de obesidade. É autor do livro o Prazer de Emagrecer (2007) e co-autor da obra Legumes sem desculpas, editada por A Esfera dos Livros.

LER no Chiado

Convite

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Projecto Lazarus (Aleksandar Hemon)

Cem anos passados desde o dia em que Lazarus Averbuch, judeu e imigrante, foi morto enquanto tentava entregar uma mensagem ao chefe da polícia de Chigago, Brik e Rora decidem voltar aos lugares das suas origens e pesquisar o passado de Lazarus, com o objectivo de escrever a sua história. Mais que uma viagem ao passado de cada um deles, contudo, este livro leva-nos a seguir o passado geral de todo um grupo, transmitindo uma imagem clara e bastante detalhada dos cenários onde a história se processa.
O grande ponto forte deste livro são as descrições, precisas e completas, o que torna simples imaginar os cenários. O mais marcante, ainda assim, são os aspectos mais negros na história da imigração. Os pogrom, a forma como a informação inconveniente era ignorada, os relatos de uma criminalidade cuidadosamente esquecida. Aspectos tão evidentes no tempo de Lazarus, vítima das suas relações e de uma impiedosa luta contra os anarquistas, como na estranha vida de Rora, com os seus mistérios e histórias mais ou menos verdadeiras.
Centrado no detalhe, é possível que alguns momentos do livro, nomeadamente os mais explicativos, se tornem um pouco monótonos e é aí que este livro perde um pouco. No seu propósito de criar uma imagem global, acabamos, por vezes, por perder de vista os protagonistas deste romance. Ainda assim, esta quebra de ritmo é, na minha opinião, compensada pela forma como o autor apresenta muitas das situações e, em particular, na forma como desenvolve a personalidade de Olga Averbuch, na sua persistência por defender o irmão.
Um livro que exige, por vezes, algum esforço de concentração e que, com os acontecimentos sombrios que, de forma séria e completa, relata, nunca poderia ser uma leitura leve. Mas que, com uma escrita fascinante e um enredo marcante, vale bem a pena o esforço dos momentos mais cansativos. Gostei.

Novidade Fronteira do Caos

Título: O Caminho da Índia
Autor: Peter Wibaux
Editora: Fronteira do Caos Editores
Colecção: Fora de Colecção
PVP: 24.00 euros
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Formato: 16,00 cm x 23,50 cm
Número de Páginas: 278pp

Esta é a história de uma viagem tornada possível por homens que liam as estrelas, jogavam os jogos da política e da guerra melhor do que nos tempos de hoje, e que ousaram arriscar o futuro de toda uma nação pelo pote de ouro de Marco Pólo. É a história da subida à ribalta de um pequeno país com pouco mais de um milhão de almas, que passou a figurar entre as principais potências europeias e foi pioneiro da globalização. É a razão pela qual se bebe «chá» em chinês e português, e a palavra «chave» tem o mesmo significado em português e em kikuyu, uma das principais línguas tribais do Quénia…

Baseado em anos de investigação, este livro conta-nos os feitos daqueles homens que arriscaram a vida em viagens tão ousadas quanto perigosas - e do rei cuja coragem, inteligência e visão abriu Portugal ao mundo.

Novidades ASA para Março

Título: Casamento de Conveniência
Autora: Madeline Hunter
Págs.: 352
Romance
Preço: 15,90 euros
Ele viu-a e pagou uma fortuna para ficar com ela.
Pelo menos, era o que todos pensavam.
Mas este casamento não é o que parece…
Lady Christiana Fitzwaryn está apaixonada. Infelizmente, o seu futuro marido não é o homem dos seus sonhos mas sim um perfeito desconhecido, com quem o próprio rei Eduardo negociou o enlace. Sobre este homem, Christiana apenas sabe tratar-se de um mero mercador plebeu. Não estava, pois, preparada para o primeiro encontro: David de Abyndon revela ter um carisma extraordinário e nutre uma indiferença desconcertante em relação ao estatuto social dela. Para sua grande surpresa, é a aristocrata quem se sente perturbada na presença daquele homem de enigmáticos olhos azuis.

Título: O Regresso do Hooligan
Autor: Norman Manea
Págs.: 400
Romance
Preço: 18 euros
Tudo começa quando o autor (e narrador) tem a possibilidade de regressar à Roménia, o seu país natal. Philip Roth aconselha-o a ir mas Saul Bellow tenta dissuadi-lo. Ele decide partir, finalmente, para esse país de onde fugiu em 1986. Desencadeia-se então uma torrente de recordações: a infância interrompida pela deportação para um campo de concentração, o entusiasmo juvenil pelo comunismo e o subsequente desencanto, a vida sob a ditadura de Ceausescu, o refúgio na literatura, as dificuldades sentidas por um intelectual num meio asfixiante e, finalmente, o exílio.
O Regresso do Hooligan é o relato de uma existência imersa nos grandes acontecimentos do século XX, uma viagem através do tempo e do espaço, do sonho e da realidade, do passado e do presente de um escritor que sabe revelar a beleza da dor e transformar a biografia numa arte maior.
“Uma vida e obra absolutamente lancinantes.”
Philip Roth
“Um livro grandioso… Não é apenas um relato autobiográfico. É também História, reflexão filosófica, visão do mundo, viagem ao interior da alma humana, alta literatura.” Antonio Tabucchi
“Norman Manea consegue como ninguém descrever de forma realista e opressiva a atmosfera de uma ditadura.”
Günter Grass
Título: O Terceiro Anjo
Autora: Alice Hoffman
Págs.: 224
Romance
Preço: 16,50 euros
Neste romance mágico, Alice Hoffman apresenta-nos três mulheres apaixonadas pelos homens errados. Madeline, uma nova-iorquina independente e com uma carreira de sucesso, sente-se irremediavelmente atraída pelo noivo da irmã. Frieda, filha de um médico de província, foge para Londres, onde se torna na musa de uma estrela de rock condenada. E a destemida Bryn está prestes a casar-se, embora esteja secretamente obcecada por outro homem. No epicentro de todas estas convulsões está Lucy Green, que se culpa a si própria por um trágico acidente que testemunhou aos doze anos no mesmo hotel onde as outras mulheres se encontram. Lucy passou as quatro últimas décadas em busca de redenção. Poderá o Terceiro Anjo renovar a sua fé?
O Terceiro Anjo é um fascinante relato sobre a natureza mágica do amor e as leis da atracção. Um testemunho inesquecível do talento de Alice Hoffman, uma das mais admiradas escritoras da actualidade.

Título: O Segredo de Christine
Autor: Benjamin Black
Págs.: 320
Documentos
Preço: 16
JOHN BANVILLE (MAN BOOKER PRIZE 2005) É BENJAMIN BLACK
É capaz de guardar um segredo?
Os segredos são refúgios perfeitos para o crime…
Por detrás da neblina, dos vapores de whisky e do fumo dos cigarros, Dublin esconde segredos inquietantes. No departamento de patologia que chefia, Quirke está habituado a ver de tudo um pouco. Localizada nas profundezas da cidade, a “sua” morgue é o seu porto de abrigo: sempre calma, sempre sombria e sempre sob o seu controlo. Pelo menos era assim até ao dia em que Quirke se deparou com o cadáver de uma mulher desconhecida. A seu lado, ocupado a falsificar a causa da morte, estava Malachy, seu cunhado.
Foi a primeira vez que Quirke viu Christine Falls, mas a investigação que decide efectuar à sua vida e morte ameaça revelar muito mais do que ele estava à espera. O patologista vai cruzar-se com alguns dos mais insidiosos e bem guardados segredos da alta sociedade católica de Dublin. Uma sombria intriga que envolve organizações clandestinas e a sua própria família numa conspiração que abrange ambos os lados do Atlântico e que acaba por, inesperadamente, envolver as vidas de todos os protagonistas.
Escrevendo pela primeira vez como Benjamin Black, Jonh Banville, premiado com o MAN BOOKER PRIZE em 2005, apresenta-nos o irascível patologista Quirke, um novo e inesquecível detective da ficção policial.

Título: O inferno de Alice
Autora: Alice Jamieson
Págs.: 320
Preço: 14
Mais de quinze personalidades.
Uma mente torturada.
Alice parecia ter tudo para ser feliz: vivia com os pais e o irmão numa casa luxuosa, frequentava as melhores escolas… Porém, sempre se sentiu diferente das outras crianças. Sofria de perdas de memória, tinha pesadelos violentíssimos e as vozes que ouvia na sua cabeça pediam-lhe para se matar. Culpou-se em silêncio durante anos até procurar um terapeuta, que a ajudou a compreender o que a atormentava: múltiplas personalidades. Quando elas se revelaram, Alice percebeu por fim a dimensão da sua agonia. Cada uma das personalidades tinha as suas próprias e terríveis memórias. Ela podia finalmente ter uma visão global da sua infância. Mas o que descobriu quase a matou.
Alice fora abusada pelo próprio pai desde os seis meses de idade. Ao longo da sua infância, adolescência e juventude, ele violara-a centenas de vezes, tendo até permitido que outras pessoas o fizessem. “O meu pai infligiu-me todas as perversões possíveis”, conta-nos. Na adolescência, sofria de anorexia e de perturbação obsessivo-compulsiva, perturbações que eram, no fundo, silenciosos pedidos de ajuda que ela descreve corajosamente em O Inferno de Alice.
Perceber e sobreviver ao passado foi apenas o início de uma luta que Alice trava até hoje. Esta é a sua história.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cordilheira (Daniel Galera)

Anita é uma escritora brasileira que deixou de se reconhecer no seu romance e que quer esquecer a literatura para viver um outro sonho: o de ter um filho. Quando viaja até Buenos Aires, contudo, para apresentar o seu livro, não imagina que depois do seu plano de viver sem literatura, será esta a entrar na sua vida de uma forma completamente inesperada.
Este foi o meu primeiro contacto com a obra de Daniel Galera e devo desde já dizer que quero ler mais. Com uma escrita elaborada, mas sem exageros, em que o ponto forte se concentra na capacidade de descrever cenários com uma precisão que os projecta na nossa mente, o autor apresenta-nos uma história envolvente e perturbadora, com uma intrigante aura de mistério e uma forte reflexão sobre o ponto em que realidade e ficção se cruzam.
Com personagens bastante carismáticas, sendo que aqui se destaca a enigmática figura de Holden, somos convidados a cruzar um caminho em que a ficção acaba por se entranhar no mundo real, em que os autores se tornam personagens das suas próprias histórias. E, no meio de tudo isto, temos a visão de Anita, incapaz de partilhar da visão do grupo que conhece em Buenos Aires, mas ao mesmo tempo incapaz de se afastar do fascínio que exercem sobre ela.
Sem subterfúgios e com uma clareza surpreendente, o autor transporta-nos para o interior da mente de Anita, guiando-nos não só através dos seus pensamentos, mas também das ligações emocionais: repulsa, atracção, empatia... E todo este conjunto de aspectos intrigantes tornaeste livro, ainda que não seja uma leitura fácil, numa obra capaz de exercer um estranho fascínio. Muito bom.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Reciclagem de Jimmy (Andy Tilley)

Depois de uma estranha e bastante improvável tentativa de suicídio, e enquanto recupera da sua aventura, Jimmy conhece Kevin que, após algumas partidas e uma empatia quase instantânea, se virá a tornar no seu melhor amigo. É então que têm a ideia de criar um negócio para ajudar aqueles que se querem suicidar, mas não conseguem, aproveitando para filmar os seus últimos momentos. Mas também aqui nem tudo será perfeito.
O ponto mais forte deste livro é, sem dúvida, o humor negro. Com uma escrita despretensiosa e um cenário no mínimo invulgar, o autor transporta-nos para o desastrado mundo de Jimmy e reflecte sobre um tema que é, por natureza, sério e pesado, numa abordagem completamente diferente. Não é, contudo, uma forma de ridicularizar o suicídio, mas sim de nos fazer reflectir sobre o tema, inserindo-lhe momentos de leveza, ao mesmo tempo que espelha, através de cada circunstância, que perturbações e motivos poderão invadir a mente de alguém que decide morrer.
Este é um livro que talvez não cative desde a primeira página, até porque da descrição do suicídio de Jimmy ao momento em que lhe surge a ideia do negócio, existem alguns momentos um pouco mais parados. Depois, contudo, na forma como o autor mistura seriedade e divertimento, aumentando a importância das suas reflexões à medida que o enredo se aproxima do fim, damos por nós completamente viciados nesta leitura, à espera de saber o que Jimmy e Kevin inventarão a seguir e se será possível que um tão estranho negócio possa terminar bem.
Por último, uma nota muito positiva para a forma como a história se concluiu. Os capítulos finais são uma verdadeira surpresa e, depois de uma leitura que é, na sua quase totalidade, leve e divertida, o autor consegue surpreender-nos com um momento de tensão verdadeiramente comovente e que, involuntariamente, se marca nas nossas mentes, não só pela situação como pela mensagem.
A Reciclagem de Jimmy é um livro que poderá, talvez, desagradar aos leitores que vejam o assunto da morte como inevitavelmente sério e impossível de abordar correctamente numa visão mais humorística. A todos os outros, este é um livro que recomendo sem hesitar. Adorei.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Convite

25 Miles to Touching the Heart of God (Christel Lim)

Antes de mais, a impressão que este livro me deixa é que é essencialmente uma boa leitura para pessoas com uma fé forte. Através das experiências que a autora nos conta neste livro, é possível ver a firmeza da sua fé e isso reflecte-se na mensagem essencial do livro. Deus está presente em cada um dos seus pensamentos e é por isso que me parece que os leitores que não partilhem de uma tão intensa força de fé não irão apreciar de uma forma tão clara esta obra.
Cada um dos vinte e cinco passos descritos ao longo deste livro tem uma reflexão diferente. Podemos ou não concordar com o ponto de vista da autora, mas existem alguns pensamentos com que diferentes leitores se poderão identificar, e algumas mensagens realmente interessantes, mesmo para os não crentes. E foi isso que mais apreciei neste livro: independemente da fé do leitor, existem nesta obra algumas palavras capazes de nos fazer pensar, e que se unem numa mensagem de força fortemente positiva.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Vampiro Secreto (L. J. Smith)

O Mundo da Noite é o sistema das criaturas sobrenaturais, a sua forma de viver nas sombras da humanidade. E existem duas regras fundamentais: nunca dar a conhecer a um humano a existência do Mundo da Noite e nunca se apaixonar por um humano. James, contudo, quando toma conhecimento de que a sua amiga de infância - ou algo mais - está prestes a morrer de cancro, não hesitará em violar as leis para a salvar. Mas o que acontece quando se quebram as regras?
Depois das Crónicas Vampíricas, L. J. Smith apresenta-nos um novo mundo de características sobrenaturais. Com uma escrita simples e muito acessível, a autora apresenta-nos um mundo onde não só os vampiros, mas também lobisomens e feiticeiros, habitam a noite desconhecida. E se a história deste primeiro livro é, na verdade, bastante centrada em Poppy e James, os seus dois protagonistas, este início de série deixa já antever um sistema bastante interessante.
Com algumas variações curiosas ao mito do vampirismo, este é um livro em que todo o enredo se forma sem quaisquer momentos parados. A acção é constante e directa, deixando por vezes por explorar alguns aspectos que despertam a curiosidade. Fica até a sensação de que a história acaba demasiado depressa, quando outros aspectos podiam ser mais desenvolvidos, nomeadamente na apresentação do Mundo da Noite em si ou de alguns intervenientes secundários. Ainda assim, sendo este o primeiro livro de uma série de nove, acredito que esses aspectos virão a ser explicados em volumes posteriores.
Concluindo. O Vampiro Secreto é um livro que, na sua escrita acessível, foi pensado fundamentalmente para um público juvenil, mas que pode agradar a outros fãs do tema vampírico. Não é um mundo particularmente elaborado, pelo menos neste primeiro volume, mas entretém e envolve o leitor, criando inclusive alguns momentos muito bons. Gostei e fico atentamente à espera dos volumes seguintes.

Novidades Caminho para Fevereiro

O Caderno 2 (crónicas)
José Saramago
ISBN – 978-972-21-2092-0/ PVP c/IVA 15,00 €
O Caderno 2 – Esta obra reúne o conjunto de textos que diariamente José Saramago foi escrevendo no seu blog entre Setembro de 2008 e Novembro de 2009. Representa as reflexões, as opiniões, as sugestões, críticas aos mais diversos assuntos e sobre as mais diversas questões.

Diálogos para o Fim do Mundo (romance)
Joana Bértholo
ISBN – 978-972-21-2096-8 / PVP c/IVA 12,99 €
Há uma história de amor, num tempo futuro após o fim do mundo, quando o amor ganhou sentidos novos ou deixou até de fazer sentido. Junto com o cinema, os museus e o próprio tempo. Há um famoso general do exército vermelho e uma velha que se lembra de tudo, do que importa e do que não importa. Três irmãs que carpem o destino dos homens e uma pequenina com ar de imperatriz. Há um cão mítico, e incontáveis pores-do-sol. Há até a bordo uma orquestra prussiana, que todas as tardes toca exactamente a mesma peça de Wagner.
Segue tudo e todos juntos, num ajuntamento de opções flutuantes, uma espécie de arca. O que todos mais querem é chegar ao Brasil. Mas não sabemos se o Mundo não acaba entretanto.

Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (literatura-juvenil)
Afonso Cruz
ISBN – 978-972-21-2095-1 / PVP c/IVA 12,00€
Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo.
Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

Gastão Vida de Cão (infantil-juvenil)
Rita Taborda Duarte & Luís Henriques
ISBN – 978-972-21-2086-9 / PVP c/IVA 10,00 €
«Era uma vez um cão chamado Gastão
Que morava com cinco animais de estimação:
o Fred que fazia várias birras por dia
e a mais pequenina chamada Maria, para além dos pais e uma tartaruga chamada Marília.» (adapt.)
Os protagonistas de Sabes, Maria, o Pai Natal Não Existe e Fred e Maria voltam ao convívio dos mais novos — a eles junta-se o resto da família, com especial destaque para o cão Gastão, que tem um trabalhão a tentar pôr ordem nesta enorme desordem!

Teatro às Três Pancadas (Literatura infantil – teatro)
António Torrado e António Pilar
ISBN – 978-972-21-2094-4 / PVP c/IVA 10,00 €
Este livro tenta responder a várias perguntas que têm dirigido ao autor: «Por acaso não terá uma peçazinha disponível, para nós representarmos, na nossa Escola?» ou «Dava-nos uma peça para o nosso grupo de teatro itinerante, que não comporte muitos actores?» ou «Nunca pensou em pegar numa das suas histórias e transformá-la numa pequena peça de teatro?» ou «Precisamos de uma peça de montagem fácil. Tem alguma à mão?»
Os espectáculos aqui propostos dispensam quase tudo, do aparato das luzes de cena aos sumptuosos figurinos. Só não dispensam o prazer irresistível de inventar o Teatro.

Cão Rafeiro (literatura infantil)
Stephen Michael King
ISBN – 978-972-21-2089-0 / PVP c/IVA 5,90€
O cão rafeiro é destemido, rápido e esperto... mas está sozinho. Ninguém o alimenta. Ninguém o quer. Ninguém gosta dele.
Até que um dia...

Fonte: Caminho

Convite

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Cântico dos Mendini (Brian Keaney)

Depois de Gente Vazia e O Espelho Quebrado, chega-nos finalmente a conclusão da trilogia As Promessas do Dr. Sigmundus. Para quem seguiu curiosamente as aventuras de Dante e Bea num mundo onde sonhar pode ser razão para toda uma vida de cárcere, este é o livro onde muitos acontecimentos encontram a sua completa explicação.
Tal como nos volumes anteriores, a escrita continua a ser bastante acessível, centrando-se mais em elaborar os cenários e o enredo que propriamente a linguagem. E é em parte este aspecto que torna esta leitura tão envolvente. O autor manipula aspectos de diferentes mitologias, misturando várias situações para criar um mundo complexo, mas que nos é apresentado de uma forma surpreendentemente simples. E neste terceiro livro existem ainda mais alguns elementos novos, lendas que são acrescentadas à base de crenças deste mundo e que servem de base a um enredo onde a acção é uma constante.
Constantemente surpreendente, não é uma história onde possamos prever o que sucederá a seguir. O que mais me fascinou, contudo, ao longo desta trilogia, é a forma como o autor cria um ambiente negro e, muitas vezes, opressivo, mas onde a esperança prevalece, ainda que por vezes ténue, deixando o leitor na constante dúvida de se/como será possível que, num ambiente tão obscuro, a história dos jovens que vamos acompanhando possa alguma vez acabar bem?
O único aspecto de que não gostei particularmente neste último livro foi a forma como o final nos foi apresentado. Depois de uma caminhada quase compulsiva para o clímax da história, o final acaba por ser demasiado brusco, deixando alguns aspectos por explicar, ao mesmo tempo de que desperta a sensação de que foi tudo demasiado rápido. Ainda assim, este é um pequeno aspecto na totalidade de uma história que, na sua generalidade, envolve e vicia.
O Cântico dos Mendini é, pois, uma conclusão interessante, ainda que não perfeita, para os acontecimentos narrados nos livros anteriores. E se é verdade que alguns aspectos poderiam ter sido mais desenvolvidos, não será, ainda assim, uma desilusão a forma como esta história se completa.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Senhores da Noite: booktrailer

Esta é uma divulgação diferente - ou publicidade descarada, como quiserem. Este livro é um dos meus e deve chegar às livrarias durante o mês de Março. Para já, deixo-vos o booktrailer.


Para informações actualizadas sobre o livro (à medida que forem chegando) podem visitar o blogue: http://ossenhoresdanoite.blogspot.com/

As Atribulações de Jacques Bonhomme (Telmo Marçal)

Conjunto de vários contos que, a terem de ser classificados num género, sê-lo-iam na ficção científica, este é um livro que comecei a ler com elevadas expectativas. As opiniões que li antes de começar esta leitura eram, no essencial, muito boas e, por isso, a curiosidade era mais que muita.
Tenho de dizer, antes de mais, que me custou a entrar no livro, principalmente nos dois primeiros contos. Estes, apesar da escrita bastante interessante e cuidada - que caracteriza o livro na sua totalidade -, não me conseguiram prender a atenção o suficiente. A partir de O Pico de Hubert, contudo, a situação mudou, e os contos seguintes mostram uma força completamente nova. Os cenários são negros e opressivos, e os laivos de humor são raros e, ao invés de quebrar a tensão, adensam-na ainda um pouco mais. E acaba por ser esse o grande trunfo destes contos, já que a quase constante negrura da situação - que por vezes parece não poder pior - acaba por dar lugar a caminhos imprevistos.
Apesar de ter achado todos os contos bastante interessantes, e sendo os meus preferidos o já referido O Pico de Hubert e também Eu sou um carrasco, senti falta de uma coisa ao longo desta obra. Por entre os desenvolvimentos da acção e a racionalidade com que os protagonistas que seguimos pensam e agem, encontrei neste livro muito pouco de sentimento e, por isso, raras foram as vezes em que me consegui ligar por completo à história que estava a seguir.
Deste As Atribulações de Jacques Bonhomme direi, pois, que na minha opinião é um bom livro, com uma escrita cuidada e ideias bastante interessantes. E, apesar de não ser exactamente o meu género de leitura preferida, recomendo aos apreciadores de ficção científica. Mas fica uma nota: este é um livro negro, sem lugar a optimismos. Tudo é racional. Tudo é uma luta pela sobrevivência. E a salvação nunca é uma promessa.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Melodia do Adeus (Nicholas Sparks)

Quando Ronnie Miller se vê obrigada a passar o Verão com o pai com quem há três anos está de relações cortadas, julga que essas serão as piores férias de sempre. Não sabe, contudo, que vai ser nesse mesmo Verão que, além de descobrir um lado completamente desconhecido do seu pai, vai conhecer Will, o rapaz por quem se vai apaixonar.
Simples, envolvente, e centrado essencialmente na emoção. São estes os aspectos essenciais das obras de Nicholas Sparks e este livro não é uma excepção. De capítulo em capítulo, a autor apresenta-nos, através das suas reacções a cada situação (mais ou menos relevante), o traçado emotivo de cada personagem. Neste caso, temos Ronnie, a adolescente que esconde atrás da máscara de rebeldia um instinto inerente para a ternura. Com um passado marcado por vários erros, não deixa de revelar um claro sentido do que é certo ou errado.
Muitas vezes, nos livros deste autor, verifica-se que o amor, enquanto tema central, é também uma forma de abordar, de um modo mais leve e, talvez, mais fácil de assimilar, outros temas mais profundos. Neste caso, mais que o amor de Verão entre Ronnie e Will, temos a redescoberta dos sentimentos de Ronnie pelo seu pai, a expressão da verdadeira ligação no amor paternal e a força com que a emoção se expressa perante a perda iminente.
É esta forte componente emotiva o que mais me chama a atenção nos livros deste autor. Nem tudo é perfeito, contudo, e a impressão com que fiquei neste livro é que o autor se dispersa demasiado em situações menores, criando histórias secundárias que acabam por não ficar devidamente explicadas e que, por vezes, parecem desnecessárias ao contexto dos acontecimentos.
O que dizer, pois, deste A Melodia do Adeus? Um livro leve e, em alguns momentos, comovente. Não uma obra perfeita, mas que cumpre os seus objectivos de envolver o leitor na sua história, transmitindo a sua mensagem, e que, na sua fase final, consegue criar alguns momentos marcantes. Gostei.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Quarto Arcano: O Porto das Tormentas - nas livrarias a 25 de Fevereiro

Depois de abandonar Buenos Aires, Blackraven chega às costas brasileiras com os seus primos Marie e Luís Carlos, filhos de Luís XVI e Maria Antonieta, cujas vidas estão em perigo. Aí irá encontrar velhos companheiros de aventuras: o padre jesuíta Malagrida e Adriano Távora, sempre disponíveis para o ajudar nas situações mais difíceis. O domínio de Napoleão sobre a Europa é cada vez mais apertado e obriga os ingleses a procurar na América do Sul novos mercados – comandada pelo general Beresford, a invasão inglesa está iminente…
Novos personagens e novos cenários acompanham as aventuras do Escorpião Negro desde a costa americana até à velha Europa. O Porto das Tormentas é um romance repleto de acção: conspirações, assassinatos e abordagens em alto mar fazem desta leitura uma experiência quase cinematográfica.

A Autora
Florencia Bonelli nasceu em 1971, na cidade argentina de Córdoba. Com uma formação universitária na área das Ciências Económicas, renunciou à sua actividade profissional para se dedicar à escrita, sua paixão de sempre. O seu primeiro título, Bodas de Odio, veio a público em 1999. Publicou depois Marlene (2003), Indias Blancas (2005) e Lo que dicen tus ojos (2006).

Convite

A Cidade das Cinzas: segundo volume da série Caçadores de Sombras

Clary Fray só queria que a sua vida voltasse ao normal. Mas o que é normal quando se é um Caçador de Sombras? A mãe em estado de coma induzido por artes mágicas, e de repente começa a ver lobisomens, vampiros, e fadas?
A única hipótese que Clary tem de ajudar a mãe é pedir ajuda ao diabólico Valentine que, além de louco, simboliza o Mal e, para piorar o cenário, também é o seu pai. Quando o segundo dos Instrumentos Mortais é roubado o principal suspeito é Jace, que a jovem descobriu recentemente ser seu irmão. Ela não acredita que Jace de facto possa estar disposto a abandonar tudo o que acredita e aliar-se ao diabólico pai Valentine… mas as aparências podem iludir.

Novidades Bizâncio para Fevereiro

Título: Einstein & Oppenheimer: O Significado do Génio
Autor: Silvan S. Schweber
Colecção: Vidas, 29
ISBN: 978-972-53-0427-3 Código de Barras: 9 789 725 304 273
Págs.: 400
Preço: Euros 17,62 / 18,50
Biografia/Física

Albert Einstein e Robert J. Oppenheimer, dois cientistas emblemáticos do século xx, pertenceram a gerações distintas. Através da análise do que os separava — diferentes visões do mundo, diferentes formas de trabalhar, diferentes períodos de apogeu —, este livro oferece uma perspectiva aprofundada sobre a vida destas duas figuras de topo e sobre a cultura científica do seu tempo.
«Com grande sensibilidade, mestria e perspicácia, Schweber analisa facetas da vida, do pensamento e da personalidade de Einstein e de Oppenheimer — as suas posições filosóficas e éticas, as causas étnicas e culturais em que se empenharam —, bem como a relação, nem sempre fácil, entre ambos, os seus pontos de vista díspares acerca da unificação da Física, e mesmo o papel do desprendimento budista na sua forma de pensar. Esta obra oferece novas perspectivas sobre as reacções de ambos às transformações ocorridas na Física, o seu relacionamento com o grande público e a evolução política suscitada pelo dealbar da era atómica.»
DAVID C. CASSIDY, autor de J. Robert Oppenheimer and the American Century e Einstein and Our World
Título: O Despertar do Adormecido
Autor: Alistair Morgan
Colecção: Montanha Mágica, 51
ISBN: 978-972-53-0447-1 Código de Barras: 9 789 725 304 471
Preço: Euros 11,90 / 12,50
Págs.: 224
Romance

«Há muito que não lia algo que me prendesse tão intensamente… Um tour de force. Por diversas vezes me apeteceu escrever à margem: ‘Bravo!’»
John Wraith, de 46 anos, recupera a consciência depois de um grave acidente; só então toma conhecimento de que a sua mulher e a sua filha de 5 anos morreram tragicamente no carro que ele mesmo conduzia. Por sugestão da irmã irá recuperar na casa de férias, em Nature’s Valley, um local remoto da costa sul-africana. É Inverno e a terra está quase deserta. Porém, conhece aí uma perturbada jovem de 17 anos, o seu pai e o seu irmão, e deixa-se atrair irremediavelmente por esta família disfuncional. Uma análise intensa sobre a perda e a obsessão que fazem de O Despertar do Adormecido um notável thriller psicológico.

Título: Aqui Há Gato 6: Formação Desordenada
Autor: Darby Conley
Colecção: Banda Desenhada
ISBN: 978-972-53-0446-4 Código de Barras: 9 789 725 304 464
Págs.: 132
Preço: Euros 11,90 / 12,50
BD

Bucky, Satchel e Rob estão de volta, neste sexto volume de Aqui Há Gato, para mais travessuras e tropelias! Publicada em mais de 500 jornais em todo o mundo, foi considerada em 2002 pela National Cartoonist Society a melhor tira cómica do ano. Todos se deixam encantar pelo humor irónico e transbordante, pelas hilariantes expressões faciais destas irreverentes personagens, principalmente os que gostam de animais. As palavras e expressões de Bucky e de Satchel são as que todos imaginamos que poderiam ser as dos nossos animais de estimação.

Reimpressões:
Título: Nelson Mandela – Uma Lição de Vida
Autor: Jack Lang
Colecção: Vidas, 16
ISBN: 978-972-53-0275-0 Código de Barras: 9 789 725 302 750
Preço: Euros 14,29 / 15,00




Título: Linguagem Corporal - Porque É Que os Homens Coçam a Orelha... e as Mulheres Mexem na Aliança
Autor: Allan e Barbara Pease
Colecção: Pequenos Livros
ISBN: 978-972-53-0271-2 Código de Barras: 9 789 725 302 712
Preço: Euros 16,67 / 17,50





Título: As Crianças Aprendem o que Vivem
Autor: Dorothy Law Nolte e Rachel Harris
Colecção: Pais & Filhos
ISBN: 978-972-53-0261-3 Código de Barras: 9 789 725 302 613
Preço: Euros 11,90 / 12,50


Título: Pérolas a Porcos Vol. 1 – Adoro Bacon
Autor: Stephan Pastis
Colecção: BD
ISBN: 978-972-53-0227-9 Código de Barras: 9 789 725 302 279
Preço: Euros 11,90 / 12,50