terça-feira, 3 de março de 2015

Estranhas Coincidências (José Vieira)

Histórias de pessoas que vivem num mesmo lugar, ou da forma como o lugar molda a vida das pessoas. Assim se poderia definir este livro, em que cada parte é quase uma história diferente, mas em que uma ligação maior - a do meio onde se movem as personagens - estabelece uma unidade global. Histórias que se tornam uma só, a de quem parte ou escolhe ficar, e de como essa escolha molda a vida.
Muito breve e, no essencial, bastante simples, este é um livro em que tudo se resume às raízes. Cada parte tem protagonistas diferentes e, em consequência, uma linha narrativa diferente, mas o cerne de tudo prende-se com o lugar, com o meio pequeno que é a casa das personagens e com a forma como as pessoas vivem nesse meio. Assim, mais que os protagonistas das mudanças, das partidas ou da permanência, é o lugar a verdadeira figura central e, com ele, o quotidiano das pessoas que nele vivem. Acaba, aliás, por ser este retrato do quotidiano, sucinto, mas bastante preciso, o principal ponto forte deste livro.
Claro que, sendo uma história - ou conjunto de histórias - breve, fica, em certos aspectos, a impressão de que mais haveria a dizer. Há um percurso pessoal para cada personagem e teria sido interessante saber um pouco mais sobre ele, antes e depois da parte que é narrada no livro. Ainda assim, o foco está nos pontos de viragem, e no que a estes diz respeito, tudo o que é essencial - motivações, escolhas, acasos que as justificam - está presente.
Em termos de escrita, sobressai um ritmo que, apesar de relativamente pausado, não deixa, ainda assim, de cativar, primeiro porque o que é deixado por dizer mantém sempre viva a curiosidade em saber um pouco mais, mas também porque o tom contemplativo se adequa ao traçado de um retrato para o lugar.
A soma de tudo é uma história - ou, mais uma vez, conjunto de histórias - que poderia servir de base a algo de muito mais vasto, mas que, mesmo assim, tem muito de cativante tal como é. Agradável e interessante, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário