domingo, 22 de março de 2015

O Império Final (Brandon Sanderson)

Vin está habituada a desenrascar-se sozinha, a encolher-se sobre si própria para se proteger dos que, sendo mais fortes, a vêem apenas como uma ferramenta para a usar. Mas tudo muda quando o plano do seu bando é descoberto e um estranho intervém para os salvar de um Inquisidor. Nesse momento, Vin está longe de imaginar quem é o seu salvador. Mas a entrada de Kelsier, o Sobrevivente de Hathsin, na sua vida, pode ser muito mais que a descoberta de si mesma. Pode ser a percepção de uma vida diferente. E, convidada a entrar no golpe do próprio Kelsier - um golpe com o propósito de mudar o mundo tal como ela sempre o conheceu, Vin pode estar a entrar numa missão capaz de lhe custar a vida. Mas uma vida completamente nova.
Cativante desde as primeiras páginas e memorável em todos os aspectos, este é um livro que consegue ser, por vezes, tão surpreendente que se torna difícil descrever. É um daqueles livros em que as personagens, o mundo e a história, sem esquecer ainda a própria escrita, se conjugam para dar forma a algo de magnífico e de fascinante, que fica na memória bem depois de lidas as derradeiras palavras. É um livro em que basicamente tudo são forças e, por isso, tudo fica na memória.
Ainda assim, de tudo aquilo que este livro tem de bom, há alguns elementos que se destacam. O primeiro é, desde logo, a construção do mundo, com toda a divisão de castas, as lendas e os mistérios de cada povo, a base por detrás do poder reinante... E a magia, claro, um sistema de magia com tanto de surpreendente como de fascinante, em que tudo tem uma explicação, mesmo quando parece inexplicável.
Este cenário vasto e complexo abre caminho para uma história construída sobre um equilíbrio perfeito. Intrigas e conspirações contrastam com batalhas mais pessoais, segredos de um passado nunca ultrapassado e a capacidade de saber distinguir o certo do errado, num enredo também ele complexo, mas sempre cativante, onde abundam tanto a acção como o mistério, e os momentos de grande emocional se equilibram com um toque ocasional - mas certeiro - de humor.
E depois há as personagens, também elas complexas e bem construídas. De todas elas sobressai Vin, é claro, com o seu crescimento de rapariga assustada a nascida nas brumas capaz e poderosa. Vin, que descobre a confiança e a coragem, e que, por isso, revela gradualmente o potencial de uma personagem muito forte, não só pelo que é, mas também pela força conferida pelas igualmente carismáticas personalidades que intervêm na sua história.
O que me leva ao derradeiro ponto forte, ao que, desde o início, mais marcou e que, numa fase já avançada, se torna no centro de muita coisa. Kelsier, claro, a figura na base de todo o plano. Carismático e fascinante, com uma personagem delicadamente equilibrada entre a superfície quase inconsequente e as profundidades insuspeitas que se agitam no seu interior, Kelsier é tanto a alma da história como a própria Vin. E, no conjunto dos seus aliados e perante a dificuldade da sua missão, Kelsier e Vin formam o princípio de infinitas possibilidades. O que torna a sua história ainda mais impressionante.
A soma de tudo isto é um livro para nunca esquecer. Intenso e surpreendente, cativante em todas as circunstâncias e comovente nos momentos certos, O Império Final abre as portas de um mundo novo e faz dele algo de diferente, através das mãos de personagens fortes e complexas. O resultado resume-se numa única palavra: brilhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário