sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

1001 Factos Fixes e Bizarros (Nick Bryant e Glen Singleton)

Curiosidades, factos, dados inesperados... Coisas fora de série, em suma. É isso o que este livro promete - e basta ler o título para o saber - e é precisamente isso que apresenta. Uma lista de 1001 factos mais ou menos caricatos, alguns mais conhecidos, outros mais surpreendentes, mas todos eles muito interessantes.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste livro é o aspecto visual. Sendo um livro destinado a um público mais jovem, o equilíbrio entre o texto e as ilustrações é um dos primeiros aspectos a cativar para a leitura. É também um dos aspectos mais bem conseguidos deste livro, já que acrescenta à simples lista dos factos uma série de imagens - também elas, digamos assim, "fixes e bizarras" - que tornam o conjunto muito mais interessante. Acrescenta também um lado divertido, o que torna a leitura mais cativante tanto para os leitores mais jovens como para os menos jovens.
Ora, o livro chama-se 1001 Factos Fixes e Bizarros. E são exactamente 1001, numa enumeração organizada por categorias mais ou menos amplas. Categorias essas que, além de facilitarem a leitura - pois criam possíveis pontos de paragem no que, de outra forma, seria uma longa lista - permitem, nalguns casos, detectar relações. E há até um caso específico em que as imagens referentes a diferentes factos se complementam, o que acaba por ser especialmente divertido.
Não há grandes explicações para os factos listados neste livro, o que, em certos momentos, deixa uma impressão de curiosidade insatisfeita. Mas a verdade é que o objectivo do livro parece ser mais o de despertar essa curiosidade para o conhecimento - e, mais uma vez, tendo em conta que o livro se destina a um público jovem - do que, propriamente, o de apresentar grandes explicações. 
Trata-se, portanto, de uma longa - e interessante - lista de factos curiosos. Factos que, organizados de forma simples e divertida, despertam a curiosidade em saber mais. A impressão que fica é, pois, a de uma leitura cativante para os mais novos - e também para os não tão novos. Gostei. 

Autores: Nick Bryant e Glen Singleton
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro 1001 Factos Fixes e Bizarros, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário