quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Poluição Marinha - Principais Aspectos (Monica Ferreira Costa)

Uma das grandes preocupações ambientais dos nossos tempos é a contaminação dos oceanos. Contaminação essa que, podendo acontecer por diferentes vias, é sempre problemática a algum nível. O que este livro apresenta é uma síntese básica dos pontos essenciais na abordagem ao tema da poluição marinha.
Dirigindo-se tanto aos académicos da área como ao público em geral, este é um livro que pretende resumir, de forma breve, tanto os conceitos básicos como o tipo de estudos associados ao tema. E fá-lo tendo em vista a situação brasileira, ainda que os conceitos se apliquem, de forma geral, a todo o mundo. Ora, isto tem um lado interessante, se se tiver algum conhecimento da situação noutros países, pois permite estabelecer comparações. Mas, por outro lado, fica a faltar mais algum conhecimento sobre a perspectiva global.
No fundo, quase tudo o que falta neste livro se deve à brevidade, já que a informação é apresentada de forma bastante acessível, mas também bastante sucinta, partindo do princípio de que alguns conceitos são já conhecidos e deixando as particularidades por aprofundar. E, assim sendo, o que acontece é que é possível ficar com uma boa ideia das bases a partir deste livro - ainda que alguns aspectos pudessem tornar-se mais claros caso houvesse uma explicação mais detalhada. Para aprofundar conhecimentos, por outro lado, seria preciso seguir as referências apresentadas.
A impressão que fica é, por isso, a de um ponto de partida, que apresenta uma ideia bastante clara do contexto e dos conceitos, lançando as raízes para a pesquisa de um conhecimento mais profundo. Poderia, talvez, ter sido mais desenvolvido. Mas não deixa de ser interessante, ainda assim.

Título: Poluição Marinha - Principais Aspectos
Autora: Monica Ferreira Costa (Org.)
Origem: Ganho num passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário