terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sonho de Liberum (Susana C. Júdice)

Toda a sua vida se preparou para aquele momento, e finalmente chegou o dia em que, com as suas palavras, Gweniver deverá conquistar o seu lugar na liderança de Essentia. Mas o que devia ser um dia de festa cedo se transforma em caos... e no início da mudança. Vindo de outro reino, um grupo de soldados irrompe pelos festejos, alguns para matar, outros para salvar. E é assim que os caminhos de Gweniver e Dominic se cruzam. Ela é a criança da profecia, destinada a salvar Liberum do seu maléfico rei. E ele está disposto a tudo para a proteger, mesmo que isso implique sacrificar a própria vida. Mas, contra um adversário tão poderoso, o que pode Gweniver sozinha? Tudo, talvez. Se descobrir a sua verdadeira natureza...
História de uma demanda em nome da paz e da liberdade, este é um livro que, não tendo propriamente grandes surpresas ao longo do caminho, cativa, acima de tudo, pela forma como a missão das personagens é construída. E esta construção começa de forma um pouco vacilante, num início em que as mudanças de ponto de vista e a pressa dos primeiros acontecimentos criam uma impressão de confusão. Mas tudo evoluiu e, com o desenrolar dos acontecimentos, a história encontra o seu ritmo, as personagens tornam-se mais interessantes e os momentos intensos contrastam com a calma aparente de uma história que implica uma boa quantidade de tempo passado em viagem.
Esta evolução nota-se também na escrita, que, ao longo do enredo, se vai tornando mais fluída e menos confusa. Nota-se que é um primeiro livro, principalmente na fase inicial, em que há uma certa estranheza no encadeamento de ideias. Mas esta estranheza vai-se diluindo com a evolução do enredo, até chegar ao ponto em que os acontecimentos e as personagens se tornam o mais importante, esbatendo fragilidades que vão também diminuindo.
Sendo, no essencial, a história de uma luta entre o bem e o mal, não é propriamente uma grande surpresa a forma como tudo termina. Mas há, ao longo do percurso, vários elementos inesperados e os últimos parágrafos - abrindo caminho, talvez, a uma possível sequela - contribuem para que o final não seja, apesar de tudo, demasiado fácil. Além disso, ao longo da jornada, sobressai ainda um interessante equilíbrio entre os momentos de humor e os de emoção, que contribui também para melhorar a fluidez do enredo.
Não é, propriamente, uma grande surpresa, é verdade. Mas com a força das personagens, um mundo que, não sendo completamente novo, tem, apesar disso, várias particularidades interessantes, e um ritmo que, aos poucos, se vi tornando mais cativante, a ideia que fica acaba por ser, no fim de tudo, a de uma leitura agradável e intrigante. Fica, por isso, a curiosidade em ver o que se segue depois desta interessante estreia.

Título: Sonho de Liberum
Autora: Susana C. Júdice
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário