segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os Amores Proibidos de Suas Majestades (María Pilar Queralt del Hierro)

Movidos mais por interesses políticos do que propriamente por sentimentos, raramente houve nos casamentos da realeza lugar para o amor. Mas, se o não havia nos casamentos, nas relações extra-matrimoniais o caso tornava-se bastante diferente. E se aos reis, ou pelo menos a alguns, era tolerada, se não mesmo aceite incondicionalmente, a existência de favoritas, desde que estas não se esquecessem do seu lugar, já para as rainhas a existência de um caso amoroso era um claro prenúncio de desgraça. E é destes casos - dos aceites, dos censurados, dos que levaram à desgraça, dos que perduraram por uma longa vida - que fala este livro.
Percorrendo a História - e as histórias - desde o longínquo mito Arturiano aos nossos dias, este é um livro que, em poucas páginas, consegue transmitir uma ideia muito clara, e completa quanto baste, das mais relevantes histórias de amor da História. E é este percurso no tempo que primeiro cativa para este livro, pois, além da apresentação sucinta de cada caso - e cada um deles é fascinante em si mesmo - fica-se com uma ideia muito clara do que mudou e do que persistiu através dos tempos nas relações amorosas da realeza. O equilíbrio entre o amor e os interesses, a forma como esses amores eram vistos pelas diferentes cortes, as consequências por vezes terríveis de misturar amor e política... tudo isto está presente e tudo isto é fascinante. E a soma de tudo isto é, claro, interessantíssima.
Também muito interessante é a forma como a autora conta todas estas histórias, resumindo-as ao essencial mas não deixando de fora nenhuma informação relevante. Ora, isto permite ficar a conhecer a história geral em poucas páginas, sem que fiquem demasiadas perguntas em aberto. E, para quem quiser saber mais, há uma boa lista de referências bibliográficas no fim, o que aponta caminhos para quem quiser aprofundar conhecimentos.
Ainda sobre a forma de contar as histórias, importa também realçar a própria escrita, que, ajustada ao tal registo sucinto, é sempre directa e fluída, reforçando as informações essenciais e acrescentando, por vezes, uma ou outra impressão pessoal. Claro que é inevitável, nalguns casos, uma ou outra lista de nomes e datas, mas há, acima de tudo, um equilíbrio entre a visão geral que se pretende transmitir e a apresentação dos pormenores que são realmente necessários.
Cativante e equilibrado, trata-se, pois, de um livro que desenvolve na medida certa a muita informação que tem para transmitir, permitindo conhecer um pouco melhor várias figuras centrais da história mundial e, ao mesmo tempo, também a história do amor na realeza através dos tempos. Muito interessante e agradável de ler, um livro muito bom.

Título: Os Amores Proibidos de Suas Majestades
Autora: María Pilar Queralt del Hierro
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. As histórias oriundas de outras histórias (curiosas e quase desconhecidas) são as que mais me cativam. O gosto de "quero ler" ficou em mim, com toda a certeza.

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com/

    ResponderEliminar