sexta-feira, 8 de abril de 2016

Viagem a Itália (Johann Wolfgang Goethe)

Num conjunto de cartas e diários enviados aos seus amigos, Goethe foi-os mantendo ao corrente dos progressos da sua inesperada viagem a Itália, iniciada em segredo e guiada, em grande parte, pela vontade de permanecer incógnito. É essa viagem que é relatada neste texto que tanto revela do destino como do homem que empreende a viagem. E é precisamente por ser assim - não um ensaio sobre Itália e muito menos um guia, mas antes o conjunto das impressões e experiências vividas pelo autor durante a sua viagem - que este livro se torna tão interessante.
Não é fácil entrar no ritmo desta leitura. Sendo o diário de uma viagem, é apenas natural que os temas centrais sejam os lugares visitados, as pessoas que o autor conheceu, aquilo que viu - na paisagem como na arte e nos costumes. Mas há todo um conjunto de pormenores, que se estendem a detalhes tão precisos como as ponderações do autor sobre as condições meteorológicas, e que exigem tempo e concentração para assimilar todos os aspectos desta viagem tão meticulosamente descrita.
Ora, o facto da leitura não ser fácil não lhe retira nenhum do seu interesse. E é certo que há muito de interessante para descobrir neste livro. Desde as descrições da paisagem às pequenas histórias vividas pelo autor, passando pelas suas impressões da arte e pelos ocasionais momentos de perigo, há, ao longo deste livro, todo um conjunto de momentos e de impressões pertinentes, que permitem não só ficar com uma ideia muito precisa da Itália vista por Goethe, mas também do próprio Goethe. E isto, em particular, é muito interessante, pois permite conhecer melhor as suas ideias, a sua obra, inclusive o seu processo criativo - e ficar com uma ideia muito mais clara do homem por detrás da obra.
E depois, claro, há a mestria da escrita e a forma como quase nos transporta para essa viagem por terras e tempos diferentes. É fácil imaginar o autor a contemplar, fascinado, o Vesúvio, ou a correr para a casa de um governador autoritário para o impedir de ficar de mau humor. E, acima de tudo, se é verdade que os detalhes exigem muita atenção, já a ideia do todo forma-se quase que inconscientemente. Como se a viagem se fizesse, da mesma forma, através das páginas deste livro.
A soma de tudo isto é, pois, um livro que, exigindo o seu tempo e atenção, compensa também amplamente essa exigência. E que, através dos olhos do autor, nos leva a outro tempo e outro lugar... para ver o mundo de uma forma algo diferente. Gostei.

Título: Viagem a Itália
Autor: Johann Wolfgang Goethe
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Parece ser um livro interessante!! Vou dar-lhe uma vista de olhos!!

    Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
    Até lá!!
    http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar