terça-feira, 12 de abril de 2016

Reunião de Heróis (Ricardo Formigo)

Vivem-se tempos conturbados em Morlômbia. O rei foi morto em batalha e o seu sucessor parece disposto a impor aos seus súbditos um conjunto de leis que lançará quase todos na pobreza e na escravidão, impondo a todos a sua autoridade. Mas nem tudo está perdido. A irmã do rei, Annabelle, parece ser a esperança de muitos, principalmente tendo em conta que há um segredo desagradável nas origens do rei Fallow. Mas, para reclamar o trono, Annabelle precisa primeiro de fugir e de conseguir aliados. Não está sozinha - e sabe disso. Mas precisa de se tornar na líder de que o seu povo precisa, para retomar o que é seu por direito - e acabar ainda com uma outra guerra que já dura há gerações.
Com claras influências de A Guerra dos Tronos, mas com uma história que, aos poucos, começa a assumir a sua própria identidade, este é um livro que, sendo uma estreia, evidencia ainda algumas fragilidades, mas também um vasto potencial. É também o primeiro livro de uma série o que significa que, além das naturais perguntas sem resposta que despertam curiosidade para o que seguirá, há também muito espaço para evolução. Mas vamos por partes.
As fragilidades prendem-se essencialmente com dois aspectos. Primeiro, alguns lapsos no texto que, não sendo muito frequentes, quebram, ainda assim, um pouco o ritmo da leitura. E, principalmente, a forma algo apressada como certos aspectos do enredo são desenvolvidos, deixando por vezes a sensação que tudo acontece demasiado facilmente, ou deixando partes por explicar, ou de forma ligeiramente forçada. Fica, por isso, a impressão de mais haver a dizer sobre certos aspectos do enredo e do que move algumas das personagens, ficando também a expectativa de ver mais sobre esses aspectos nos livros seguintes.
Quanto aos pontos fortes, sobressai a capacidade de manter o leitor intrigado, alternando entre diferentes pontos de vista para desenvolver o que se passa com os vários envolventes, e a forma como o autor consegue dar vida a alguns dos momentos do enredo. A batalha da fase final é provavelmente o ponto alto, já que é o pico de intensidade do enredo. Mas o conjunto de revelações e de intrigas que, aos poucos, vão sendo desenvolvidas, revela uma base de grande potencial e a promessa de muitas possibilidades a explorar.
A impressão que fica é, portanto, a de uma estreia promissora, em que a envolvência do enredo compensa o que é deixado por dizer e as perguntas que ficam em aberto criam boas expectativas para os volumes seguintes. Um interessante ponto de partida, em suma, e uma aventura a acompanhar.

Título: Reunião de Heróis
Autor: Ricardo Formigo
Origem: Recebido para crítica

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Está à venda na Wook e penso que também é possível comprar no site da editora.

      Eliminar
    2. Olá, Carla Ribeiro!

      Fiquei muito contente pela opinião positiva sobre o meu livro.

      Se algum dos leitores estiver interessado em adquirir o livro pode fazê-lo no site da editora e na Wook, tal como a Carla referiu, ou então adquirir um exemplar autografado numa das apresentações que farei brevemente na área de Lisboa.

      Consultem a minha página de facebook para ficarem a par destes eventos e poderem ler outras críticas:
      https://www.facebook.com/ricardoformigoescritor

      Obrigado e boas leituras!

      Ricardo Formigo

      Eliminar