domingo, 28 de junho de 2009

La Herbolera (Toti Martínez de Lezea)

Catalina de Goiena é uma jovem curandeira, que, para além de um talento invulgar para o conhecimento das plantas, possui o dom de desvendar, sem mais que uma visão das pessoas, a doença de que padecem e a sua possibilidade ou não de cura. E, num tempo em que a Inquisição caminha por terras bascas, em busca de hereges e de bruxas, o seu dom pode revelar-se, afinal, a sua ruína.
Através da sua escrita magistral e de um evidente conhecimento da história e da mitologia do país basco, Toti Martínez de Lezea conduz o leitor através de um enredo misterioso e cativante, com descrições precisas e uma série de personagens bem desenvolvidas e, na sua complexidade, capazes de conquistar a compaixão, a simpatia ou o desprezo do leitor.
É, sem dúvida, um livro excelente para os apreciadores do romance histórico, uma leitura envolvente, além de uma forma fascinante de compreender as crenças e tradições do país basco do século XV.
Pena que esta autora não esteja traduzida em Portugal. Para os que entendem castelhano, ainda assim, este é um livro a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário