sábado, 20 de junho de 2009

Novidades Esfera do Caos para Maio e Junho

Título: O Desafio Global
Subtítulo: Como enfrentar as Alterações Climáticas criando uma nova Era de Progresso e Prosperidade
Autor: Nicholas Stern
Editora: Esfera do Caos Editores
Colecção: Gulbenkian Ambiente (1)
Número de páginas: 328
Formato: 16,00 cm x 23,50 cm
PVP: 24,80 euros
Data de Publicação: Junho de 2009
Isbn: 978-989-8025-82-1
Código de Barras: 9 789898 025821
Sinopse
O Relatório Stern estabeleceu os alicerces da teoria económica sobre as alterações climáticas. Este livro explica o que deve ser feito para que a maior das ameaças seja afinal uma oportunidade.
Graças ao monumental trabalho de Sir Nicholas Stern, as alterações climáticas entraram na agenda dos mais importantes decisores económicos e políticos do planeta. O livro que agora se publica, muito aguardado desde 2006, actualiza e torna acessíveis ao leitor comum as teses e as conclusões do Relatório Stern.
É ainda possível transformar esta gigantesca ameaça ― o aquecimento global e as alterações climáticas ― numa oportunidade ímpar: corrigindo falhas de mercado, definindo novas políticas públicas, ultrapassando a crise económica e financeira em que estamos mergulhados, combatendo a pobreza e abrindo um novo caminho para o desenvolvimento e para a prosperidade.
Sobre o Autor
Nicholas Stern. Autor do Relatório Stern (Stern Review, 2006) sobre a eco­nomia das alterações climáticas. Professor da London School of Economics (I.G. Patel Chair) e Professor Convidado da Universi­dade de Oxford (Nuffield College). Presidente do Grantham Research Institute on Climate Change and the Environment. Conselheiro especial do Presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (1994-1999). Vice-Presidente e Economista-Chefe do Banco Mundial (2000-2003), onde substituiu Joseph Stiglitz. Juntamente com Al Gore, será provavelmente a mais influente das personalidades que actualmente se dedicam ao desafio das alterações climáticas. As suas palavras são lidas e ouvi­das atentamente por líderes políticos, empresá­rios, economistas, académicos e jorna­listas especializados em assuntos económicos e ambientais.

Título: Viagens no meu partido
Autor: Celso Guedes de Carvalho
Editora: Esfera do Caos Editores
Colecção: Polémicas (3)
Número de páginas: 136
Formato: 15,00 cm x 22,00 cm
PVP: 15,80 euros
Data de Publicação: Junho de 2009
Isbn: 978-989-8025-83-8
Código de Barras: 9 789898 025838
Sinopse Destaque
Como são feitas as listas de deputados? Para que servem as estruturas partidárias? Onde estão e o que fazem os deputados que elegemos? Quem hoje domina as máquinas partidárias está satisfeito com o statu quo e vai continuar a resistir à mudança?
As respostas a estas ― e outras ― perguntas, que o autor nos dá sem papas na língua, destinam-se a promover o debate sobre o sistema político por­tuguês e o papel que os partidos políticos e os cida­dãos nele desempenham.
Muito se tem falado na necessidade de mudança nos partidos políticos. Concentrando-se no Partido Socia­lista, o autor analisa e critica, por vezes de forma acutilante, os pontos fracos e os vícios, ao mesmo tempo que põe em relevo os pontos fortes e o trabalho realizado, sempre com a preocu­pação de identificar, por um lado, o que leva os cidadãos a afasta­rem-se da activi­dade política, mas também o potencial dos partidos na definição de um novo modelo de cidadania.
O blogue do autor ― http://sol.sapo.pt/blogs/celso ― ultrapassou as 55.000 visitas na comunidade de blogues do semanário SOL: “Celso Guedes de Carvalho abriu uma página para debater política e contrariar o mito de que os cida­dãos comuns e os militantes de base estão fora das grandes decisões nos partidos. O resultado é notável. O êxito do blogue é certamente um prenúncio de grande sucesso para o livro.” Semanário SOL
Sobre o AutorCelso Guedes de Carvalho. Licenciado em Gestão de Marketing, exerce actualmente as funções de Docente Universitário e Assessor de Relações Institucionais. Foi consultor especialista de Marketing e Comunicação, Director Comercial, Gestor de Marketing e Promotor de vários projectos. Entre outras actividades foi ainda Conselheiro do Ensino Superior. É autor de vários artigos publicados em revistas, blogues, sites e jornais. Fundou o movimento «Acreditar no Norte» e é militante do Partido Socialista desde 1994.


Título: Um Céu e Dois Caminhos
Subtítulo: José Saramago e José-Augusto França
Autor: José Prudêncio
Editora: Esfera do Caos Editores
Colecção: «Sem Colecção» (7)
Número de páginas: 272
Formato: 16,00 cm x 23,50 cm
PVP: 17,90 euros
Data de Publicação: Maio de 2009
Isbn: 978-989-8025-80-7
Código de Barras: 9 789898 025807
Sinopse
José Saramago e José-Augusto França nasceram no mesmo dia e à mesma hora, em locais próximos. Os seus Mapas Astrais são, portanto, muito semelhantes. São gémeos astrais.
Entretanto, até muito tarde não se conheceram nem conviveram um com o outro… mas os seus percursos de vida mostram similaridades espantosas.
Para desvendar este ‘mistério’ o autor utiliza a AstroFilosofia como ferramenta de análise e interpretação.
O resultado: uma narrativa biográfica destas duas «vidas paralelas», aprovada pelos biografados, que põe em relevo factos desconhecidos e surpreendentes.
O testemunho de José Saramago
“Descubro-me perante o ingente trabalho de investigação patente no seu livro. Nada tenho a tirar nem a acrescentar. A sua discrição é exemplar e justifica todos os meus agradecimentos. Boa sorte. Tenho a certeza de que vai encontrar não poucos leitores.” José Saramago
Sobre o AutorJosé Prudêncio é licenciado em Filosofia (Universidade Católica, Braga) e mestre em Cultural Astronomy and Astrology (Bath Spa University, Inglaterra). Prepara um doutoramento em Filosofia. Tem uma página semanal na revista Notícias TV (sai às Sextas com o DN e o JN) sobre compatibilidades e previsões para figuras públicas. Dá consultas de Orientação e Previsão desde 1987. Lecciona cursos e workshops de desenvolvimento pessoal e de AstroFilosofia, conceito que criou e desenvolveu no livro Astrologia e Filosofia: Um discurso sobre o tempo e os instintos (Esfera do Caos Editores, 2008)

Título: Entre a Selva e a Corte
Subtítulo: Novos Olhares sobre Vieira
Coordenador: José Eduardo Franco
Autores: Vários
Editora: Esfera do Caos Editores
Colecção: Ensaios (8)
Número de páginas: 320
Formato: 17,00 cm x 24,00 cm
PVP: 22,70 euros
Data de Publicação: Maio de 2009
Isbn: 978-989-8025-81-4
Código de Barras: 9 789898 025814
Sinopse
Este livro oferece-nos um conjunto de textos elabora­dos por conhecidos estudiosos do Padre Antó­nio Vieira ao lado de contribuições de jovens historiadores que tentam com­preender e apre­sentar novas facetas da vida e do pensamento deste notável e multifa­cetado pregador.
O percurso de Vieira não fica preso ao bem dizer e ao bem criticar ― antes associa a palavra à intervenção. Ficaria para a posteridade o seu dom da persuasão, assim como a sua argúcia estratégica, que se revelaria num momento crucial para a sobrevi­vência do Portugal restaurado perante a vizinha Espanha e as potências europeias. Em vários pla­nos, Vieira há-de gizar e propor reformas para Portugal e a favor da sua afirmação, progresso e até sobrevivência como país independente ― de modo a que o nosso país readquirisse relevância no continente europeu e na cena mundial.
A acção e a obra política, literária, religiosa, social e cultural de Vieira ganham com este livro novos contornos e uma dimensão que presta homenagem àquele que, no dizer de Fernando Pessoa, foi o «Impe­rador da Língua Portuguesa».
Sobre o Coordenador
José Eduardo Franco. Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro. Coordenador de projectos de investigação enquanto membro da Direcção do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa e Presidente da Direcção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura P. Manuel Antunes. Autor de diversas obras, nomeadamente: O Mito dos Jesuítas em Portu­gal, no Brasil e no Oriente (2006); Padre António Vieira – Grandes Pensamentos (2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário