domingo, 1 de junho de 2014

T.S. Eliot e Ezra Pound - Uma tentativa de aproximação às suas vidas e às suas obras (Fernando Guedes)

Com histórias de vida diferentes e obras também com muito de divergente, ainda que ambas notáveis, T.S. Eliot e Ezra Pound deixaram os Estados Unidos para encontrar na Europa o cerne do caminho que guiaria as suas obras. Diferentes em tudo, desde o temperamento ao percurso, tiveram, ainda assim, pontos em comum. E ambos, com a sua obra, marcaram a literatura do seu tempo. O que este livro apresenta é um conjunto de quatro textos dedicados à vida e obra destes dois notáveis da literatura. Um conjunto relativamente breve, mas muitíssimo interessante e esclarecedor.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é que, apesar de relativamente breve e direccionado para um tema muito específico, centrando-se essencialmente na vida e nalgumas obras específicas de Eliot e Pound, consegue ser, ao mesmo tempo, acessível para quem conheça pouco (ou mesmo nada) da obra dos dois autores, apresentando, ainda assim, todo um conjunto de informação relevante, que permite ficar com uma perspectiva global (quer da vida, quer das obras abordadas) e também recolher alguma informação nova.
Para isso contribui em muito a forma como os textos são construídos. É a informação que está no centro de tudo e, assim sendo, são os factos e as interpretações o que mais sobressai. Ainda assim, é possível reter, do registo equilibrado, nunca demasiado denso, mas também sem se tornar demasiado vago, um conhecimento concreto do percurso dos dois autores e ainda a percepção de uma certa admiração. É como se a própria forma de falar sobre os temas os tornasse ainda mais interessantes, o que acaba por ser particularmente interessante, tendo em conta o facto de ser um conjunto relativamente breve.
Ainda um outro ponto interessante, e, mais uma vez, apesar da brevidade, é que há um certo encadeamento entre os quatro artigos, o que transmite uma impressão de unidade presente em todo o conjunto, mas, ao mesmo tempo, cada um dos quatro artigos é válido e completo em si mesmo. Desta forma, e ainda que valha, sem dúvida, a pena ler o conjunto completo, torna-se mais fácil a assimilação de elementos concretos da informação. Esta organização, coesa, mas de partes quase independentes, é também um dos pontos fortes deste livro.
A soma de tudo isto é um livro breve, mas muitíssimo interessante, de leitura acessível e riquíssimo em conteúdo. E, por tudo isto, um livro que vale a pena. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário