sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

You Sent Me a Letter (Lucy Dawson)

Sophie Gardener está prestes a chegar ao seu quadragésimo aniversário… e essa vai ser uma data que ela nunca vai esquecer. Tudo começa com a visita de um intruso que lhe invade a casa, a ameaça e à sua família e lhe deixa uma carta, que deverá ler diante de todos os que a amam na sua festa de aniversário. Mas o que diz essa carta? E quem a enviou? Provavelmente, ninguém que lhe queira bem. E Sophie tem as suas suspeitas. Tem uma inimiga – e um segredo que pode comprometer seriamente a sua reputação.
Um dos aspectos mais impressionantes neste livro é a forma como a autora consegue tecer uma história em que nenhuma personagem é propriamente inocente ou boa e, mesmo assim, gerar emoções fortes e um ritmo que mantém viva a vontade de saber mais e mais até ao fim. Parte disso vem da aura de mistério que rodeia o enredo. Arranca imediatamente no cerne da acção e, a partir daí, as surpresas nunca param. Quem fez o quê, porquê, quais são as verdadeiras intenções daquelas pessoas. Tudo pode ser questionado e tudo é inesperado. E tudo conduz a um crescendo de intensidade que culmina num final muito surpreendente.
Também a escrita é bastante impressionante. A história é contada pela voz de Sophie e, assim, todos os seus sentimentos e dúvidas estão sempre muito presentes. Mas a forma como tudo ganha vida – emoções, medos, reacções ao que está a acontecer, mas também os segredos, os acontecimentos do passado e a sua ligação à situação em causa – é tão vívida e intensa que é quase impossível parar de ler.
Ficam algumas perguntas sem resposta, principalmente quanto à situação de Marc e Claudine. Mas a verdade é que o foco principal da história está em Sophie e no seu segredo e, assim, é também surpreendentemente adequado que algumas das consequências da situação fiquem, de alguma forma, por revelar. Porque a própria Sophie ainda não as consegue imaginar.
Intenso, inesperado, brilhantemente escrito e com um enredo viciante, este é, pois, um livro que surpreende desde o início e que nos mantém na cabeça da protagonista até aos últimos momentos. Sem dúvida que recomendo.

Título: You Sent Me a Letter
Autora: Lucy Dawson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário