Criado numa zona pobre e dominada pela máfia, em que a violência é praticamente rotineira e a única forma de viver é jurando lealdade à 'Ndrangheta, Gennaro é um rapaz ambicioso. Educado pela avó para se dedicar aos estudos e aspirar a uma vida melhor, cedo começa a questionar-se sobre a existência de formas de ganhar dinheiro sem recorrer à violência. Mas as respostas que procura não estão ali e, para ser bem sucedido, vai ter de elevar a sua pequena (e não muito legal) ocupação a algo de mais vasto. Parte, portanto, para Roma, onde espera tirar o curso de economia e arranjar um emprego que o ajude a pagar as contas e a ganhar experiência. Mas a sua mente não se contenta com pouco... E o seu jogo da vermelhinha pode muito bem transformar-se na raiz de todo o sucesso.
Um dos primeiros aspectos a destacar-se neste livro é a forma como o autor conjuga a história pessoal do protagonista com várias questões relevantes da sociedade, começando pelo poder do crime organizado e a terminar nas parcerias público-privadas, percorrendo, ao longo do caminho, todo um conjunto que interessantes questões económicas e sociais. E o mais interessante em tudo isto é a forma como o autor as aborda, pois, ao desenvolvê-las do ponto de vista do protagonista, torna mais visível o efectivo impacto dessas questões que são, afinal, mais do que simplesmente coisas de números. Ora, isto dá muito em que pensar e só isso já é motivo suficiente para fazer com que a leitura valha a pena.
Quanto à história em si, é também bastante interessante, ainda que as extensas elaborações teóricas criem, por vezes, uma sensação de distância. Apesar das suas circunstâncias iniciais, nem sempre é fácil simpatizar com Gennaro e as suas escolhas, o que acaba por tornar o tom da narrativa um pouco mais distante. Além disso, a sua evolução no mundo dos negócios acontece, por vezes, de forma bastante abrupta, deixando em aberto várias questões (principalmente relativamente à máfia, mas também ao que aconteceu à família de Gennaro, antes e depois da sua ascensão social).
Há, ainda assim, uma agradável envolvência ao longo de todo enredo, em parte devido à fluidez da escrita e em parte ao rumo dos próprios acontecimentos. Mesmo não se gostando das escolhas de Gennaro, é fácil entendê-las. E, além disso, há no seu percurso uma jornada de crescimento que, apesar de algumas perguntas em aberto, é muito clara na sua base essencial: da pobreza à ambição desmedida e desta a uma percepção um pouco mais equilibrada das coisas. Nem tudo é perfeito, porque o próprio Gennaro (humano como é) também não o consegue ser. Mas as suas peripécias e aventuras nunca deixam de cativar, mesmo assim.
A soma de tudo isto é uma história interessante e de leitura agradável. Com algumas perguntas sem resposta, é certo, mas com um tema muitíssimo relevante e um protagonista cheio de surpresas no seu empreendedorismo. Uma boa leitura, portanto.
Título: Gennaro Clean - Mafioso sem Mácula
Autor: Romeu Cunha Reis
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário