quinta-feira, 29 de junho de 2017

Entre Mortos e Feridos Não Escapa Ninguém (Peter Brooklyn)

Quando o presidente de um grande clube de futebol do norte e o número dois de uma presidente de Câmara acusada de corrupção são encontrados mortos da mesma maneira, não é preciso pensar muito para perceber que há uma relação entre os dois casos. Ainda assim, o inspector Pereira tem um grande problema em mãos. É que tanto o Presidente Castro como o Arquitecto Coentro tinham muitos inimigos interessados em fazê-los desaparecer - e ainda mais segredos que era conveniente abafar. A necessidade de seguir as pistas dos dois casos obriga Pereira a delegar em alguns dos seus agentes de maior confiança e a rumar ao norte para tentar perceber o que se passa. Mas nenhum dos agentes está preparado para os segredos que os esperam... e muito menos para o inesperado de algumas das descobertas.
Relativamente breve e escrito num tom surpreendentemente leve para um policial, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, por umas quantas observações certeiras que contém. Sim, é uma obra de ficção e qualquer semelhança com personagens reais pode muito bem ser pura coincidência. Mas o que é certo é que as semelhanças estão lá e não é difícil olhar para esta história e ver nela alguns reflexos de uma realidade conhecida. Assim, e apesar da tal leveza que parece pautar todo o enredo, ficam ainda assim algumas questões para ponderar, o que acaba por contribuir também para tornar a história mais interessante.
Claro que parte desta leveza deriva também do facto de tudo ser narrado de forma muito sucinta e isto por vezes deixa a sensação de alguma pressa na forma como certas partes do enredo são contadas. Há muitos segredos na vida das vítimas e a forma como são revelados deixa, por vezes, a impressão de que o mistério podia talvez ter-se alongado um pouco mais. Ainda assim, não deixa de surpreender o impacto das revelações, bem como a forma como tudo se encaminha para um final que, mesmo não sendo o mais surpreendente, não deixa ainda assim de ser estranhamente adequado.
E depois há como que um toque suplementar na forma como o inspector Pereira se dedica também a investigar um possível crime do passado. Mais uma vez, fica a sensação de que mais haveria a dizer, até porque este ramo da história surge de forma muito, muito discreta. Mas dá-lhe, ainda assim, um novo toque de mistério que torna tudo ainda um pouco mais interessante.
Breve, intrigante e de leitura agradável, trata-se, portanto, de um policial leve e descontraído, capaz de cativar do início ao fim. Podia ser mais longo? Provavelmente. Mas não deixa de ser uma boa leitura.

Título: Entre Mortos e Feridos Não Escapa Ninguém
Autor: Peter Brooklyn
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário