sexta-feira, 23 de junho de 2017

O Pequeno Livro da Astronomia (Máximo Ferreira)

Ponto de orientação, base de conhecimento ou, simplesmente, fonte de fascínio. Tudo isto e mais se aplica ao céu nocturno, com toda a sua vastidão de estrelas e outros corpos celestes. Mas, se simplesmente olhar para o céu e ver as estrelas já é mágico, há, ainda assim, todo um mundo de conhecimento a descobrir. E a pergunta que, desde logo, surge é por onde começar. Este pequeno livro responde a algumas das questões básicas, permitindo ver o céu de uma forma diferente. E, ao mesmo tempo, desperta curiosidade em saber ainda mais.
Bastante breve, mas muito interessante e de fácil compreensão, este não é, nem pretende ser, um guia completo para o estudo da astronomia, mas antes como que um ponto de partida para os interessados no tema. E, sendo assim, aquilo que apresenta são as linhas gerais do estudo do céu e a forma como um qualquer leigo na matéria se pode iniciar neste estudo. Claro que há conceitos que não são aqui definidos ao pormenor - mas a informação essencial encontra-se com uma pesquisa rápida e, para aprofundar aspectos específicos, haverá certamente outros meios. E, assim sendo, a impressão que fica é precisamente a de uma boa base a partir da qual partir à descoberta.
Para a fácil assimilação dos conceitos contribuem também as muitas imagens que acompanham o texto, bem como a carta celeste no final do livro, já que, por mais claro que seja o texto - e é-o, de facto - a visualização não deixa de ser um elemento importante quando o próprio tema se prende com a observação do céu. Além disso, ao dar forma visual aos conceitos no texto, o autor torna ainda mais fácil a compreensão das coisas - sejam elas uma fórmula de medição ou a simples diferença entre duas ampliações.
Não, não é um livro exaustivo - mas, mais uma vez, não pretende sê-lo. O que é, sim, é um bom ponto de partida para quem quer aprender a observar as estrelas com um pouco mais de detalhe e conhecimento. E conhecimento é algo que facilmente se retira deste livro, pelo que, para quem se quer iniciar nesta matéria - ou, simplesmente, tem curiosidade em relação ao tema - a impressão que fica é, portanto, muito simples de descrever: breve, acessível, agradável e esclarecedor. Uma boa leitura, em suma. 

Título: O Pequeno Livro da Astronomia
Autor: Máximo Ferreira
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário