quarta-feira, 21 de junho de 2017

Os Exportadores Portugueses (Filipe S. Fernandes)

Principalmente com a chegada da crise, começou a ouvir-se falar cada vez mais da exportação como solução para muitos problemas do tecido empresarial. Mas como é que isso funciona realmente? E até que ponto as exportações acrescentam valor - ou abrem novas possibilidades - a empresas já existentes, principalmente se não pertencerem aos grandes grupos? Estas são algumas de várias perguntas importantes a que este pequeno ensaio procura responder.
Se vamos falar em empresas e em volumes de exportação - entre outras particularidades do mundo dos negócios - é inevitável que se espere, à partida, uma boa dose de números e de estatísticas. E, por isso, importa fazer aqui uma nota prévia: este não é um mundo do qual eu tenha grandes conhecimentos. É este ponto, aliás, que me leva ao que é, para mim, o único ponto fraco neste ensaio: para quem não tiver grandes conhecimentos prévios sobre o mundo empresarial, não é fácil entrar neste cenário cheio de termos e de números e de estatísticas, pelo que uma explicação prévia dos conceitos básicos poderia ter sido útil. Ainda assim, basta uma pesquisa breve para esclarecer o essencial. E, a partir daí, mesmo não conhecendo grande coisa do assunto, é possível retirar desta leitura uma muito boa ideia de como funciona o mundo das empresas exportadoras.
Quanto ao ponto forte, e é considerável, tem a ver com a forma como o autor recorre a vários exemplos sobejamente conhecidos para traçar um percurso da evolução das exportações ao longo do tempo. É fácil reconhecer o nome de algumas empresas e, quando não é, a explicação que se segue sobre a actividade que exercem esclarece de imediato o contexto que esse exemplo em particular representa no cenário global. E há exemplos de diversos ramos, o que, associado às inevitáveis estatísticas, permite ficar com uma visão bastante abrangente, ainda que sucinta, do que é, afinal, o mercado exportador.
Ficam perguntas sem resposta? Provavelmente. Mas também não me parece que seja o objectivo deste livro - ou que seja possível, sequer! - resumir em menos de cem páginas um tema tão vasto. O essencial, ainda assim, é facilmente perceptível e, sendo certo que fica a vontade de saber mais, tanto sobre as bases como sobre os exemplos específicos, as linhas fundamentais estão bem presentes e são muito claras.
A ideia que fica é, pois, a de uma leitura acessível, apesar da vastidão de números que inevitavelmente vem associada a um tema como este. Acima de tudo, fica a muito boa impressão de ter terminado a leitura a saber bastante mais sobre o tema do que o que sabia antes de a ter começado. E isso é mais do que suficiente para fazer com que valha a pena.

Título: Os Exportadores Portugueses
Autor: Filipe S. Fernandes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário