terça-feira, 27 de junho de 2017

O Grito do Corvo (Sandra Carvalho)

O segredo de Leonor foi revelado e, tendo traído a confiança de Corvo, a sua vida a bordo ficou ainda mais complicada. Mas alimentar ressentimentos pode ser perigoso, pois a Niña del Mar pode aparecer a qualquer momento e os piratas do Rouxinol precisam de estar preparados. Por isso, Leonor precisa de reconquistar a confiança dos piratas e, principalmente, do seu capitão, para poder recuperar o seu lugar enquanto um deles e provar a Corvo a sua lealdade. Até porque a Niña del Mar é apenas um passo e Corvo e Leonor têm outras batalhas pela frente... e inimigos bem mais poderosos à sua espera.
Último volume das Crónicas da Terra e do Mar, e portanto aquele que contém todas as respostas... bem, ou quase... este é um livro em que há sempre algo de empolgante a acontecer, seja nos desafios e nas batalhas que aguardam as personagens, seja na igualmente desafiadora vida sentimental dos protagonistas. Lá porque a verdade veio ao de cima, isso não quer dizer que as coisas se tenham tornado mais fáceis. Muito pelo contrário. Continua a haver muitos desafios e provações no caminho deste grupo de personagens. E a forma como a autora traça este caminho, fazendo de cada momento, seja ele um grande ponto de viragem ou um pequeno instante de paz, um episódio memorável, faz com que não seja fácil largar este livro. Quer-se sempre saber mais, o que acontece a seguir, como é que Leo, ou Corvo, ou Gui, ou seja quem for, vai sair da situação em que se encontra, se se entendem, se se enfrentam, de que forma é que tudo termina. Há sempre uma pergunta que precisa de resposta. E eis que as páginas vão passando, quase sem se dar por isso.
E isto deve-se tanto às histórias como às próprias personagens. Um dos aspectos mais intrigantes desta trilogia é a forma como ninguém é exactamente o que parece ao início, mas, mais do que isso, o percurso de crescimento e de aprendizagem que guia o caminho das personagens. Claro que Leonor é o exemplo máximo de isso, com a sua passagem de menina mimada a mulher forte. Mas todos aprendem algo pelo caminho e aquela personagem que num momento não consegue mais que mexer com os nervos de companheiros e leitor pode, passadas umas quantas páginas, vir a revelar um lado bom que surpreende. Quem são os heróis e quem são os vilões pode ser bastante claro desde o início - mas não há gente perfeita nesta história.
E depois há a escrita - ainda e sempre - e a forma quase mágica com que a autora consegue dar vida às mais pequenas coisas, fazendo-as ganhar intensidade e reforçando-lhes o impacto. Seja na descrição de uma batalha ou num momento de intimidade, tudo parece fluir com total naturalidade, sem momentos forçados nem explicações confusas. A história cresce ao ritmo de que precisa e a voz que a autora lhe dá nunca deixa de cativar.
Fecha-se mais um ciclo com este último livro e parte da magia que ele contém não se consegue descrever em palavras. Por isso, direi apenas o essencial: vale muito a pena acompanhar esta aventura, conhecer Corvo e Leonor e os seus piratas. E descobrir todo o encanto desta história que não posso deixar de recomendar. 

Autora: Sandra Carvalho
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro O Grito do Corvo, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário