domingo, 27 de outubro de 2019

A Décima Ilha (Diana Marcum)

Com uma vida pessoal um tanto apagada e a carreira jornalística basicamente estagnada, Diana sente que lhe falta qualquer coisa. Está, no entanto, bem longe de imaginar que aquilo que procura está num pequeno arquipélago algures no Oceano Atlântico. A descoberta surge quase por acaso, num primeiro contacto com a vasta comunidade de imigrantes açorianos a viver na Califórnia. E o apelo torna-se irresistível. Primeiro pelas histórias, depois pelas próprias viagens, Diana encontrará nos Açores um tipo de fascínio e de felicidade que não conhecia.
Parte livro de viagens, parte registo de uma memória pessoal, este é um livro que provavelmente terá um maior impacto em quem já tiver conhecido os Açores. Para quem, como eu, nunca lá estive, tem, ainda assim, o sempre interessante efeito de um despertar de curiosidade e de um apelo à descoberta. A paixão da autora pelas ilhas é palpável e, de certa forma, transmissível. E basta isto, esta tão entusiástica visão pessoal, para fazer com que a leitura valha a pena.
E é de uma visão pessoal que se trata, daí que outro dos pontos fortes é que mais do que de uma descrição de locais e pontos de interesse, é do contacto com as pessoas, das histórias contadas e da própria vivência do local que este livro vive. Não é nem pretende ser um guia, mas sim o relato de uma experiência própria. Daí que, mais do que os cenários deslumbrantes, sejam as histórias partilhadas pelas pessoas com quem Diana se vai cruzando (além, claro, da sua própria história) o que realmente fica na memória.
Não é exactamente leitura compulsiva, principalmente porque as oscilações entre tempos e locais, num livro escrito mais ao ritmo das memórias do que de uma linha temporal precisa, exigem um pouco mais de tempo de habituação. É, ainda assim, uma leitura sempre cativante, seja pela ligação palpável que a autora cria - e transmite - com os locais e pessoas que conhece, seja pelo seu próprio percurso de auto-descoberta.
Somadas as partes, fica a imagem de uma interessante fusão: história de uma viagem, da viajante e da diáspora nascida desse local. Pessoal na experiência, mas muito cativante nos relatos do percurso e, principalmente, das pessoas, um livro muito interessante e envolvente.

Título: A Décima Ilha
Autora: Diana Marcum
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário