sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Jessica Jones, Vol. 2 - Os Segredos de Maria Hill (Brian Michael Bendis, Michael Gaydos e Matt Hollingsworth)

Jessica Jones está de regresso ao seu trabalho de investigação, mas aquilo que mais procura - o paradeiro do marido e da filha - continua a escapar-lhe. Embora tenha agido por bons motivos, as escolhas que fez são imperdoáveis, pelo menos aos olhos de Luke. E, como se não bastasse, Jessica acaba de receber a mais perigosa cliente que alguma vez lhe apareceu à porta. Maria Hill esconde segredos poderosos, resultantes do seu envolvimento na S.H.I.E.L.D. E há alguém que quer matá-la, mas não sabe quem. Decidiu, por isso, recorrer a Jessica, sem saber que as respostas serão tão surpreendentes quanto perigosas...
Parte do que torna estes livros tão fascinantes é a sua delicada fusão de dois mundos: de um lado as movimentações dos super-heróis (e gente com poderes em geral); do outro, a vida de uma detective privada, com o lado sombrio e até mesmo as dificuldades financeiras associadas à profissão. Mas há algo que tem vindo a sobressair a cada novo volume: cada desenvolvimento aproxima mais Jessica do seu passado e das suas relações com os super-heróis, sem no entanto deixar para trás a nova vida profissional que escolheu. O resultado é um registo surpreendentemente sombrio e um vincado contraste com a maior exuberância de outros super-heróis.
Este contraste reflecte-se naturalmente na arte, sendo, no caso deste volume, particularmente evidente na aparição de um dos perseguidores de Maria Hill, mas também na revelação do seu passado. Há, aliás, uma grande diferença no estilo desta parte da história, o que, mais uma vez, enfatiza os contrastes. Mas os tons sombrios da história de Jessica enquanto detective realçam também outro tipo de negrura: Jessica Jones pode ser tudo, mas não é uma personagem alegre e simpática. Há sombras à sua volta e não vêm apenas dos perigos com que tem de lidar. E a forma como essa sombra interior transparece para o aspecto visual enfatiza também a complexidade da personagem.
Embora consideravelmente mais negra do que o esperado, continua a ser, à sua maneira, uma história de super-heróis, o que significa que, apesar desta viragem parcial para o lado interior das personagens, continua a haver acção, pancadaria, explosões e tudo o mais que se espera deste tipo de histórias. E há também mistérios, não só relativos à linha essencial do enredo (que, como habitual, tem princípio e fim neste volume), mas também a ligações mais vastas que prometem grandes desenvolvimentos para o livro que se seguirá. Também daqui surge um equilíbrio: entre as muitas e impressionantes respostas e as perguntas que ficam em aberto, gerando uma enorme vontade de descobrir o que vem a seguir para Jessica Jones.
Sombrio, mas de altíssima intensidade, introspectivo quanto baste, mas repleto de acção e de surpresas, e com uma protagonista que marca um pouco mais a cada desenvolvimento, trata-se, pois, de um livro que, mais uma vez, corresponde e supera todas as expectativas. E que, naturalmente, se recomenda.

Autores: Brian Michael Bendis, Michael Gaydos e Matt Hollingsworth
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário