sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Os Vencidos da História (José Jorge Letria)

Há quem diga que a história é escrita pelos vencedores e que aos vencidos cabe apenas o esquecimento, mas nem sempre assim. É também verdade que há vencedores que se tornam vencidos e que, embora alguns vencidos tenham alcançado grandes feitos, nem todos os vencidos são mártires, heróis ou sequer admiráveis. Este não é um livro sobre heróis que o destino derrubou (embora inclua alguns). É de vencidos que fala, sem traçar uma linha precisa entre bem e mal. Até porque também há quem diga que todos os vilões são heróis na sua perspectiva da história...
Algo que é recorrente neste tipo de livros é que, dedicando apenas umas poucas páginas a cada protagonista, a versão que apresenta da sua história é inevitavelmente sucinta. Ora, o resultado é também inevitável: fica uma certa curiosidade insatisfeita, uma vontade de aprofundar conhecimento, até porque muitas destas figuras justificariam - e justificaram - um livro inteiro a seu respeito. Mas a verdade é que o objectivo não é contar uma história detalhada, mas antes traçar uma visão concisa dos percursos destas figuras que a história acabou por tornar vencidos.
Claro que há uma contrapartida: a relativa brevidade de cada texto abre espaço a que este livro possa incluir um grande número de personalidades históricas. E é daqui que surge outra faceta que importa destacar: a diversidade. Todas as figuras abordadas neste livro foram, de alguma forma, vencidos da história, e é esse o único ponto comum a todos. De resto, há espaço para todo o tipo de personalidades e posicionamentos. Aliás, importa reforçar a ideia de que vencido não equivale a herói, daqui que este livro tenha espaço tanto para vítimas da teoria como para tiranos, para vítimas da repressão como para ditadores, para heróis de dimensão mítica bem como para verdadeiros terroristas. No fim, foram vencidos. É esse o ponto comum. O resto é a história pura e dura, sem simpatias nem justificações.
Importa ainda mencionar o aspecto visual, que, embora secundário ao conteúdo, faz deste livro algo de memorável. As fotografias dos protagonistas, associadas às imagens de alguns momentos cruciais e às citações espalhadas pelo livro (com o vermelho a apontar um ponto assinalável), fazem com que baste um primeiro folhear para despertar a atenção para esta leitura, contribuindo para o gerar de uma curiosidade inicial que só cessa depois de terminada a leitura.
Conciso, mas repleto de informação interessante, trata-se, pois, de um livro que, não sendo um registo completo das vidas destes vencidos, traça, sem os separar em bons e maus, um retrato bastante preciso destas figuras. Os caminhos da história são voláteis... e este é um bom livro para o recordar.

Autor: José Jorge Letria
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário