segunda-feira, 4 de novembro de 2019

O Segredo da Minha Mãe (Clare Swatman)

Georgie sempre levou uma vida bastante resguardada e isso nunca a incomodou, mas começa agora a perceber que talvez esteja a perder algumas das boas experiências da vida. Decide, por isso, procurar a sua certidão de nascimento, a fim de poder tirar o passaporte e partir finalmente nas tão desejadas férias. Só que essa busca trará uma descoberta bem diferente da que planeava. A mãe não tem a sua certidão de nascimento e, dada a sua doença, Georgie não pode propriamente perguntar-lhe porquê. Decide, pois, procurar por iniciativa própria, sem saber que as descobertas que a aguardam abalarão toda a vida que julga conhecer...
Dividido entre diferentes pontos de vista, é na capacidade de realçar as perspectivas e sentimentos das diferentes personagens que está a principal força deste livro. Grande parte do percurso de Georgie é narrado na terceira pessoa, de modo a abrir espaço também para o ponto de vista da irmã, mas sempre com uma proximidade emocional bastante vincada, tornando a confusão que sente ante cada revelação mais palpável e o impacto mais intenso. Já as partes de Jan e Kimberley surgem na primeira pessoa, o que torna mais perceptível o choque emocional dos grandes acontecimentos e mais marcante o contraste entre esperança e desespero que parece ter estado na origem de tudo aquilo que as liga.
É a emoção a dominar toda a história, mas há também um grande mistério no cerne de tudo. Mistério esse cuja revelação não é particularmente dramática, surgindo até bastante cedo, mas cujas consequências são potencialmente devastadoras. Não é, então, o mistério da origem de Georgie o foco central da narrativa, mas antes as consequências dessa revelação. E, por isso, se é verdade que inicialmente parece que algumas coisas estão a acontecer demasiado depressa, também o é que a história acaba por evoluir num sentido diferente.
É também devido a esta teia de revelações e emoções contraditórias que o final faz tanto sentido. Não é uma conclusão perfeita, ficando, aliás, muitas questões em aberto, tanto sobre o futuro de Jan como da sobrevivência dos laços familiares e de amizade. Mas, tendo em conta tudo o que acontece ao longo do livro, o final relativamente aberto, deixando receios e possibilidades à imaginação do leitor faz especial sentido, pois a vida de Georgie atingiu um ponto onde muito foi descoberto - e tudo é possível para o que virá depois.
Sempre cativante e com uma certa aura de mistério a dar lugar a um percurso de revelações devastadoras, trata-se, pois, de um livro muito emotivo e repleto de momentos intensos. Marcante pela força dos afectos e também pela vulnerabilidade das personagens, uma história que, feita de um percurso difícil, facilmente acaba por se gravar na memória.

Autora: Clare Swatman
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário