quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Estou Zangado (Aurélie Chien Chow Chine)

No que diz respeito às emoções, a crina mágica do Gastão nunca o deixa mentir. E, desta vez, o Gastão está muito, muito zangado. Mas porquê? Ora, porque... porque as coisas nem sempre correm como ele quer. E, como todas as outras emoções, também sentir-se zangado é normal, desde que temporariamente. Por isso, o Gastão tem um exercício para lidar com a nuvem negra que, às vezes, aparece na sua cabeça. E, assim, pode voltar a sorrir!
Se, mesmo para os adultos, nem sempre é fácil compreender as emoções e lidar com elas, para os mais novos será ainda mais difícil. E é este o primeiro aspecto que importa salientar sobre este conjunto de pequenos livrinhos: a capacidade de transmitir uma mensagem de normalidade, que todas as emoções fazem parte da vida, incluindo as negativas, e é preciso lidar com elas. Junte-se a isso a simplicidade, a leveza e a cor e o resultado é, além de uma mensagem positiva, um livro muito bonito para ler aos mais pequenos.
Provavelmente, é também devido a esta mensagem que, apesar de todos os livros seguirem basicamente a mesma estrutura - explicação, história, exercício - a leitura nunca se torna repetitiva. Cada livro tem um percurso a transmitir para cada emoção e, embora as linhas gerais sejam as mesmas, a emoção tem impactos muito diferentes. Daí que, apesar da relativa brevidade e da fórmula comum, sejam perfeitamente distinguíveis - além de sempre cativantes.
Simples, breve e muito ternurento, trata-se, em suma, de uma leitura muito rápida, mas perfeitamente capaz de explicar, com um toque de magia, o funcionamento de uma emoção que, apesar de desagradável, não deixa de ser normal. E que não são só os mais novos que precisam de entender.

Sem comentários:

Enviar um comentário