sábado, 6 de novembro de 2021

Dante - Uma Vida (Alessandro Barbero)

De fama incontornável devido à sua Divina Comédia, o nome de Dante Alighieri é conhecido por todos. Menos conhecida será certamente a história da sua vida, até porque existem múltiplas teorias e menos certezas do que as desejadas a esse respeito. Ainda assim, há linhas que podem ser traçadas, relações que podem ser admitidas, hipóteses que se afiguram como mais prováveis. E é a partir destes elementos e mais que nasce esta biografia memorável.
Parte do que sobressai nesta biografia é a sua abrangência às vezes exaustiva (sobretudo nas notas) e a forma como, apesar da vastidão de informações que contém, consegue ser uma leitura acessível e até mesmo empolgante. Acompanhando os passos conhecidos - e explorando as teorias sobre os menos conhecidos - da vida de Dante, traça um percurso completo, dentro das possibilidades do conhecimento, para uma vida que é mais do que o se reflete na obra.
Faz também o contrário, encontrando nas diferentes obras bases para fundamentar os factos biográficos. E assim, partindo de uma vida inevitavelmente envolta em mistério, dada a escassez de documentos e a abundância de teorias, consegue traçar um retrato completo do poeta e da sua vida. Vida essa cuja base pública assenta curiosamente mais na política do que na poesia que lhe granjeará a fama imortal.
É um livro relativamente longo e, dada a abundância de informação, exige o seu tempo para ser devidamente assimilado. Mas nunca se torna monótono ou cansativo. Há momentos, aliás, em que se lê quase como um romance, tal é a capacidade do autor de juntar as peças para formar uma imagem coesa. E tem ainda um agradável o efeito secundário: o de despertar uma profunda vontade de reler a Divina Comédia, agora tendo em mente os conhecimentos transmitidos nesta obra.
Vasto, mas acessível; extenso, mas sempre cativante; carregado de informação, mas capaz de intrigar como um mistério dadas as inevitáveis lacunas da história. Assim é esta biografia, história de uma vida complexa e misteriosa num tempo igualmente misterioso e fascinante. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário