Katniss Everdeen é uma adolescente do Distrito 12 e também a responsável pela subsistência da sua família. A época da Ceifa, contudo, aproxima-se e, mais uma vez, como castigo para a rebelião dos distritos, o Capitólio recolherá 2 tributos em cada distrito e juntá-los-á numa arena para que lutem até à morte. São os Jogos da Fome. E, para impedir a partida da sua irmã, será Katniss a enfrentar este desafio.
Com uma escrita que é acessível, mas não demasiado simples e um ritmo de acção quase constante, este é um livro que prende desde a primeira página. Apresenta-nos todo um novo mundo, preenchido com uma tecnologia superior e renascido das cinzas do que foi a América, mas também um lugar de contrastes: o fausto do Capitólio por oposição à pobreza do Distrito 12, o luxo e o delírio quase fanático dos que seguem os Jogos da Fome contra a terrível luta pela sobrevivência dos que neles participam. Os verdadeiros sentimentos de amizade e de companheirismo contra a manipulação necessária para persuadir o público que, de longe, assiste a todo o espectáculo.
Personagens bem construídas e uma forte componente de medo e de violência são também pontos muito evidentes deste livro. O mais fascinante, contudo, e o principal ponto positivo desta história, é a forma como a autora desenvolve as relações emocionais entre as personagens, provocando, ao mesmo tempo, com súbitas reviravoltas e pequenos momentos profundamente comoventes, uma intensa ligação entre o leitor e a história.
Concluindo... Este é um livro que, apesar de direccionado para um público mais juvenil, fará facilmente as delícias de muitos adultos. A forma como mistura tecnologia superior com violência injustificada, medo e paixão, esperança e desespero torna este Os Jogos da Fome num livro que se entranha na mente do leitor. Eu fico ansiosamente à espera do volume seguinte.
Olá:
ResponderEliminarTens um selo à espera no Páginas Desfolhadas!
Boas Leituras e Feliz Natal!
que livro!! AMEI! o que me levou a fazer o download do 2º em ingles que embora ainda esteja no inicio, promete uma grande história
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarComo estava interessada neste livro, comecei por ler os trechos disponíveis no wook.pt e parece-me, se não me engano, que os trechos estão um pouco em português do Brasil.
Não tenho nada contra a língua brasileira, mas em livros prefiro o português de Portugal.
Sabe dizer-me se partilha da mesma opinião que eu, em relação ao livro em si ?
Obrigada e parabéns pelo site :)
Olá!
ResponderEliminarJá lá vão uns meses desde que li o livro - que é, de facto, em português de Portugal - mas não fiquei com essa sensação. Não estou a conseguir aceder aos excertos da wook e não tenho o livro comigo, mas realmente não notei esse problema durante a leitura, que apreciei mesmo muito.
Espero ter ajudado. :)