sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Os Jogos da Fome (Suzanne Collins)

Katniss Everdeen é uma adolescente do Distrito 12 e também a responsável pela subsistência da sua família. A época da Ceifa, contudo, aproxima-se e, mais uma vez, como castigo para a rebelião dos distritos, o Capitólio recolherá 2 tributos em cada distrito e juntá-los-á numa arena para que lutem até à morte. São os Jogos da Fome. E, para impedir a partida da sua irmã, será Katniss a enfrentar este desafio.
Com uma escrita que é acessível, mas não demasiado simples e um ritmo de acção quase constante, este é um livro que prende desde a primeira página. Apresenta-nos todo um novo mundo, preenchido com uma tecnologia superior e renascido das cinzas do que foi a América, mas também um lugar de contrastes: o fausto do Capitólio por oposição à pobreza do Distrito 12, o luxo e o delírio quase fanático dos que seguem os Jogos da Fome contra a terrível luta pela sobrevivência dos que neles participam. Os verdadeiros sentimentos de amizade e de companheirismo contra a manipulação necessária para persuadir o público que, de longe, assiste a todo o espectáculo.
Personagens bem construídas e uma forte componente de medo e de violência são também pontos muito evidentes deste livro. O mais fascinante, contudo, e o principal ponto positivo desta história, é a forma como a autora desenvolve as relações emocionais entre as personagens, provocando, ao mesmo tempo, com súbitas reviravoltas e pequenos momentos profundamente comoventes, uma intensa ligação entre o leitor e a história.
Concluindo... Este é um livro que, apesar de direccionado para um público mais juvenil, fará facilmente as delícias de muitos adultos. A forma como mistura tecnologia superior com violência injustificada, medo e paixão, esperança e desespero torna este Os Jogos da Fome num livro que se entranha na mente do leitor. Eu fico ansiosamente à espera do volume seguinte.

4 comentários:

  1. Olá:

    Tens um selo à espera no Páginas Desfolhadas!

    Boas Leituras e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. que livro!! AMEI! o que me levou a fazer o download do 2º em ingles que embora ainda esteja no inicio, promete uma grande história

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Como estava interessada neste livro, comecei por ler os trechos disponíveis no wook.pt e parece-me, se não me engano, que os trechos estão um pouco em português do Brasil.
    Não tenho nada contra a língua brasileira, mas em livros prefiro o português de Portugal.
    Sabe dizer-me se partilha da mesma opinião que eu, em relação ao livro em si ?
    Obrigada e parabéns pelo site :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Já lá vão uns meses desde que li o livro - que é, de facto, em português de Portugal - mas não fiquei com essa sensação. Não estou a conseguir aceder aos excertos da wook e não tenho o livro comigo, mas realmente não notei esse problema durante a leitura, que apreciei mesmo muito.

    Espero ter ajudado. :)

    ResponderEliminar