quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Branca de Neve (Benjamin Lacombe)

Da princesa Branca de Neve e dos seus sete amigos anões, da bruxa má e do seu espelho mágico e do príncipe encantado que surge quando tudo parece perdido, não há muito de novo para dizer. A história de Branca de Neve é conhecida o suficiente para dispensar introduções. Mas o que este livro tem de especial é a forma como, a partir da versão já conhecida de uma história muitas vezes contada, cria um ambiente diferente, pela simples força das imagens.
Da história, e da forma como é narrada, não há muito a dizer. Envolvente e acessível, mas não demasiado simples, cativa, com a sua magia e a harmonia das palavras - e a lição de moral, claro, que não podia faltar - , leitores de todas as idades. Ou não fosse uma história que, por mais conhecida que seja, não deixa de cativar o leitor, mesmo sabendo de antemão as suas linhas essenciais.
Mas o que marca realmente neste livro é o equilíbrio entre o texto e a forma magnífica como este é ilustrado. Cada uma das imagens é fascinante, por si só, com algo de sombrio e de misterioso a conferir intensidade aos traços de uma história que é, afinal, muito breve e relativamente simples. Além disso, as imagens não se limitam a representar momentos da história, mas acrescentam algo mais, com um toque de fantástico e de improvável a moldar um novo cenário, criando diferença por entre o que é familiar.
Tudo é belo neste livro, desde as ilustrações, por si só e pela forma como se enquadram no texto, criando uma unidade maior que a simples soma dos seus elementos, ao próprio formato do livro, que, sendo de grandes dimensões, permite uma visão mais precisa dos pormenores de cada imagem. O resultado é um livro que fascina não só pelo conteúdo, mas também pelo aspecto e que, por isso, acaba por ser um livro que, antes e depois de uma leitura de ponta a ponta, deixa vontade de voltar a ler, ou simplesmente folhear para recordar as imagens mais impressionantes.
Todas estas razões justificam que este livro seja muito mais que, simplesmente, um conto infantil, já que tem muito para agradar tanto a crianças como a adultos. Fica, por isso, a melhor das impressões desta edição diferente e muitíssimo bem conseguida da história intemporal - mas sempre cativante - de Branca de Neve. Maravilhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário