segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Diário Secreto de Vítor Gaspar (António Ribeiro)

Independentemente do maior ou menor interesse que se tenha pela política, há, nas circunstâncias actuais, situações e figuras que é impossível não conhecer. E, se é um facto que a conjuntura actual parece mais propícia a tristezas que à diversão, também é verdade que as já referidas figuras e situações apresentam muito material passível de ser satirizado. É o que acontece neste livro, em que, com cativante descontracção e umas quantas observações certeiras, o autor consegue criar, num diário fictício, mas com alguns pontos em comum com a realidade, uma sátira interessante, divertida e de leitura agradável.
Se o protagonista deste diário secreto é facilmente reconhecível, também o são algumas frases e episódios nele abordados. Claro que a forma como são desenvolvidos tem, inevitavelmente, algo de exagerado, o mesmo acontecendo com muitos dos pontos de vista apresentados. Ainda assim, se considerarmos a realidade, este relativo exagero, bem como o tipo de análises e observações que fazem parte do diário - digam elas respeito aos colegas "doutores", ao mundo isolado dos gabinetes em oposição à realidade, ou até a aparentes elogios entendidos de forma errada - acabam por tocar vários pontos interessantes do contexto real em que se baseiam. É isso que torna esta leitura tão interessante: é fácil reconhecer o lado satírico, mas também a realidade que lhe serve de base.
Um outro aspecto interessante é a tentativa de aproximação à forma de expressão do suposto autor do diário, com as peculiares escolhas de adjectivos e algumas frases mais ou menos crípticas a fazer lembrar o ritmo pausado das tantas vezes referidas conferências de imprensa. O que me leva a outra questão. O livro não é muito extenso, mas - e tal como na realidade - há questões que se repetem. Isto leva também, inevitavelmente, a alguma repetição de ideias e de expressões em diferentes partes do diário, deixando, por vezes, uma ocasional impressão de déjà vu. 
Não é propriamente uma obra complexa, este livro, nem algo de especialmente elaborado. É, ainda assim, uma sátira interessante e divertida, abordando de forma certeira várias questões importantes, ao mesmo tempo que proporciona uma leitura leve e descontraída. Uma boa ideia, portanto, e uma leitura interessante, para ver a crise de uma forma mais divertida... mesmo que apenas por algumas horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário