domingo, 31 de março de 2013

No Sentido da Noite (Jean Genet)

Recolha de trabalhos dispersos, alguns deles parecendo ser parte de uma ideia maior deixada por concretizar, No Sentido da Noite apresenta, através dos diferentes temas que percorrem estes textos, a imagem de uma ideia que se conjuga com a história do autor. A impressão que fica é, ao mesmo tempo, de estranheza ante uma forma bastante própria de pensar (e de viver, como se deduz da introdução e do Apêndice), e também de fascínio pela inesperada harmonia das palavras que dão forma a essas ideias. Se o pensamento tem tanto de sombrio como de provocatório, a forma como o autor se expõe na sua forma de ser, evocando algo de si em tudo o que considera, reforça o impacto de palavras que, mesmo no seu mais chocante, conseguem ter sempre algo de beleza.
Isto não torna a leitura mais fácil, é certo. Tudo nestes textos exige atenção constante para perceber completamente o pensamento do autor. Desde a ligação entre alguns dos textos e certos acontecimentos da sua vida (mais uma vez, realça-se aqui a importância do Apêndice) à reflexão voltada para o interior e, em certa medida, para uma visão do mundo condicionada pela experiência pessoal, passando pelas diferenças com que cada tema é abordado e pelas peculiaridades da linguagem, há neste livro toda uma vastidão de pormenores para assimilar. Além disso, o tal tom sombrio, evocando, na sua vida e no que observa, os traços mais negros da sociedade, revela-se, por vezes, perturbador, e também esse ambiente pesado tão intensamente desenvolvido contribui para tornar a leitura mais exigente.
Destes registos, tão diferentes como os temas que percorrem, e tendo em comum principalmente essa visão negra e solitária do mundo, sobressaem precisamente os elementos que, por serem mais pessoais, se tornam ainda um pouco mais sombrios. E, reforçadas mais uma vez pela ligação à vida do autor, as palavras tornam-se mais fortes, deixando um impacto que, provocatório, perturbador, se sobrepõe à estranheza e constrói uma base para reflexão. Sem esquecer, nunca, o que de peculiar existe na escrita e na vida do autor, mas tendo em conta a relação entre ambas, na influência que exerce sobre o texto final.
Complexo em muitos aspectos, e tanto pelos temas como pelo estilo de escrita, este é um livro exigente, quer a nível de atenção aos pormenores, quer na reflexão sobre as ideias que apresenta. Mas é precisamente isto que, associado a um estilo de escrita fascinante e a um conjunto de questões que, perturbadoras como são, reflectem, ainda assim, a mente que as construiu, torna tão interessante esta leitura. Vale a pena ler, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário