domingo, 25 de agosto de 2013

México, 1850 (Sebastian Rook)

A caminho do México, onde esperam chegar antes de Camazotz, de modo a que possam ser eles a encontrar a última parte do amuleto, Ben, Jack e Emily sabem que a jornada em que embarcaram é perigosa. O que não sabem é que desta vez não estão sozinhos. Cientes da libertação de Camazotz, a Irmandade de Chac vigia e prepara-se para o combate com o deus vampiro. E, entre eles, está alguém que Ben e Emily julgaram nunca mais ver. Numa luta tão difícil, todos os aliados são preciosos. Mas serão, mesmo assim, suficientes?
Retomando os acontecimentos no ponto onde ficaram no livro anterior, e abrindo caminho para uma inevitável conclusão, este livro é, no fundo, o resultado de um desenvolvimento das características dos anteriores. Não surpreende, por isso, que tenha os mesmos pontos fortes. Tal como os anteriores, o ritmo é envolvente, ainda que nem sempre compulsivo, e a escrita é bastante agradável. Heróis e vilões são essencialmente os mesmos, apesar de algumas novas presenças, o que cria, desde logo uma sensação de proximidade, ao mesmo tempo que prepara algumas surpresas interessantes. E quanto ao desenvolvimento dos mitos, há sempre alguns elementos novos para descobrir.
Também aqui a acção continua a ser o foco central, mas há também um maior desenvolvimento das personagens e das suas ligações. E isto não acontece apenas relativamente aos três protagonistas. Situações de engano e traição criam um forte contraste com a força e a solidez da amizade, o que leva a que alguns momentos - principalmente na fase final - acabem por ser particularmente surpreendentes.
Haveria, talvez, ainda um pouco mais a explorar em termos de mitologia. Ainda assim, os elementos utilizados são desenvolvidos de uma forma bastante interessante e a forma como a luta contra Camazotz se conclui tem, de facto, alguns momentos muito bons.
Intrigante e envolvente, com alguns momentos de particular intensidade e um enredo muito bem conseguido, México, 1850 é, em suma, uma boa conclusão para o conflito entre Ben, Jack e Emily e o sombrio Camazotz. Há, seguramente, mais para descobrir sobre estes três amigos. Mas, enquanto conclusão desta sua aventura, tudo neste livro resulta bastante bem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário