quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Meu Cão e Eu (Alexandra Santos)

Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem e pode ser, de facto, um companheiro inestimável. Mas há muito a ter em conta quando se decide ter um cão. Factores como as características da raça, a disponibilidade do dono e a escolha de um cão que se adapte ao seu estilo de vida, os cuidados necessários e, é claro, o treino, são apenas alguns dos muitos factores a considerar. Este livro surge como um guia prático e completo para muitas dessas questões, não só relativamente ao treino, mas ao cenário geral, desde o momento em que se decide ter um cão até aos últimos dias do nosso companheiro.
Um dos vários pontos fortes deste livro e o primeiro a sobressair é o facto de ser acessível. A autora baseia-se na sua experiência profissional, mas também na ligação que tem com os seus próprios cães, o que confere ao livro um registo claro e preciso, mas também uma linguagem acessível, de fácil compreensão e com uma perspectiva pessoal que torna a leitura mais cativante. É importante assimilar as dicas, as ideias, as técnicas, mas a forma como são apresentadas também é relevante, e a autora faz a sua exposição de forma muito empática e muito interessante.
Outros dois pontos fortes são o facto de ser organizado e completo. Organizado, porque cada capítulo é dedicado a um aspecto em particular, e completo porque aborda todos os tópicos essenciais. Não surpreende que o treino seja o tema que se destaca, quer devido à experiência profissional da autora, quer pelo facto de haver muitas questões relativas a este tópico. Mas há mais para lá do treino, e esses elementos - alimentação, cuidados veterinários, linguagem corporal, entre outros - também não são esquecidos.
Ainda um último ponto positivo é o facto de ser esclarecedor. A linguagem acessível, as imagens, a organização, tudo contribui para que o conhecimento seja facilmente transmitido. Mas imprescindível também é o conhecimento em si e, nesse aspecto, a autora aborda todo um conjunto de questões e ideias relevantes, dando muitas dicas úteis e uma série de respostas claras e importantes.
O resultado de tudo isto é um guia útil e completo para quem já tem ou pensa vir a ter um cão - ou vários - em casa. Claro, acessível e agradável de ler, um óptimo livro para actuais e futuros donos. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário