domingo, 29 de dezembro de 2013

The Mammoth Book of Paranormal Romance 2

Vampiros e lobisomens são apenas alguns dos elementos mais conhecidos do mundo sobrenatural. E, entre as criaturas mais familiares e outras que surgem como provável, há uma base inesgotável para todo o tipo de histórias. Histórias como as deste livro, que, tal como Trisha Telep, a editora, conta na sua introdução, acabou por ficar com menos contos do que o previsto, devido a excessos no entusiasmo - e na contagem e palavras. Esta breve e divertida confissão tem, aliás, o efeito acrescido de despertar a curiosidade, tanto para os contos do livro, como para os que acabaram por ficar de fora. Mas passemos aos contos.
Em To Hell With Love, de Jackie Kessler, uma bruxa acorre em auxílio da irmã, para a descobrir prisioneira de um feitiço que não lhe estava destinado. Intrigante desde o início e com uma interessante caracterização, quer no que diz respeito a poderes e feitiços, quer na peculiar ligação entre as irmãs, este conto sobressai pela boa construção da relação entre os protagonistas, com os assuntos inacabados entre ambos a tornarem as coisas mais interessantes. De ritmo pausado, mas com um bom equilíbrio entre romance e acção, deixa a impressão de algumas questões por explicar, o que identifica esta história como parte de um mundo mais vasto.
Princes of Dominion, de Ava Gray, conta a história da paixão proibida entre um anjo e uma humana. O ponto de união entre os protagonistas surge de forma um pouco abrupta, sem prelúdios nem explicações, mas abre muitas questões quanto ao futuro de ambos, o que torna o enredo interessante. Interessantes também são as regras dos sistemas a que pertencem tanto Rei como Camael. De tudo isto, resulta uma leitura agradável, com a inocência de Camael a surgir como particularmente cativante. Também com muitas questões em aberto, parece ser o início de uma história maior.
Segue-se Spirit of the Prairie, de Shirley Damsgaard. Aqui, uma jornalista ambiciosa é enviada à inauguração de um centro cultural, mas encontra-se frente a frente com as barreiras de todo um outro nível de cultura. Pausado, mas intrigante, cativa, em primeiro lugar, pela empatia gerada pelo ambiente familiar da protagonista. O elemento sobrenatural do enredo surge apenas numa fase já bastante avançada, enfatizando primeiro os preconceitos e diferenças culturais. Ainda um outro ponto interessante é o ambiente de intriga criado em torno do centro cultural, nesta história em que não há grande romance, mas em que há muito de cativante na relação entre os protagonistas.
The Demon's Secret, de Nathalie Gray, apresenta um caçador de segredos, cuja linhagem remonta ao início dos tempos. Cativante desde o início, com a personalidade carismática, mas algo atormentada, de Cain a despertar empatia para com as suas circunstâncias, este conto surpreende também pelo bom desenvolvimento da caracterização do Ingerno. Interessante, ainda que não completamente novo, tem muita acção e relativamente pouco romance, mas um agradável toque de emoção nas reacções do protagonista à manipulação, ao engano e até à redenção. Muito bom.
Em Marine Biology, Gail Carriger conta a história de um lobisomem com uma carreira profissional invulgar e de como o seu caminho se cruza com o de duas sereias em missão. Cativante, com um enredo interessante e uma boa abordagem a questões de preconceito e identidade, exagera um pouco nalguns aspectos da caracterização. Um pouco distante, podia também ter sido mais desenvolvida a parte da investigação, comparativamente ao romance. Ainda assim, uma leitura agradável e envolvente.
Zola´s Pride, de Moira Rogers, fala de uma filha renegada que descobre que a morte da mãe deixou os seus em sarilhos, e que só ela - na indesejada companhia de alguém do seu passado - pode tentar resolver as coisas. Também uma história cativante, com uma agradável aura de mistério na relação entre os protagonistas e uma base interessante relativamente ao sobrenatural, centra-se mais no romance que nos restantes aspectos do enredo, o que faz com que algumas partes da história pareçam um pouco apressadas. Interessante e envolvente, apesar disso.
Em In Dreams, de Elissa Wilds, uma viagem astral abre caminho à redescoberta do amor. Pausado, um pouco introspectivo, mas intrigante, ainda que com um pouco de estranheza à mistura, acaba por ser um conto cativante e uma leitura agradável, apesar das situações mais caricatas.
Segue-se The Gauntlet, de Karen Chance, história da improvável aliança entre uma bruxa e um vampiro e de magias opostas em luta pelo poder. Um ambiente sombrio e uma muito interessante conjugação de elementos sobrenaturais despertam, desde cedo, a curiosidade para a história, ao mesmo tempo que a situação delicada da protagonista facilita a empatia. O ritmo é de acção frenética, ao ponto de algumas explicações se perderem no rumo dos acontecimentos. Perde-se um pouco por essa falta de respostas. Mas a história não deixa de ser interessante e tem alguns momentos especialmente bons.
Um fim-de-semana romântico que não corre muito bem serve de base a The Getaway, de Sonya Bateman. Os pontos fortes desta história são os protagonistas, cativantes e com uma relação interessante, tornada mais intensa por uma certa impressão de estranheza, em tudo adequada às circunstâncias das personagens e que cria um ambiente de mistério e uma certa tensão. Intenso, cativa também pela forma como desenvolve o lado sobrenatural e pelo final inesperado.
Mr Sandman, de Sherri Browning Erwin, conta como uma mulher encontra, literalmente, o homem dos seus sonhos. Leve e descontraído, um pouco caricato na forma como os protagonistas se cruzam, cativa principalmente pela relação entre os protagonistas e surpreende pela forma como aplica na perfeição os traços geralmente atribuídos aos deuses gregos. Um pouco apressado, por vezes, mas, de resto, uma boa leitura.
Da organização das almas na vida depois da morte, e de como um romance pode resultar do encontro  entre dois elementos do sistema, se define The Sin-Eater's Promise, de Michele Hauf. Particularmente interessante na construção do sistema, mas também na relação entre os protagonistas, diferentes como são as suas naturezas, este é um conto que, apesar do ritmo relativamente pausado, nunca deixa de ser uma leitura intrigante. E uma boa história.
Em Fragile Magic, de Sharon Ashwood, o sobrenatural tornou-se moda e até há gárgulas como animais de estimação, mas nem todos estão interessados na abundância de magia que se vive. Muito interessante na relação entre a protagonista e a sua gárgula e na forma como se torna dona preocupada, ainda que relutante, este conto marca também pelo muito bom equilíbrio entre acção e humor, para o qual contribui também a personalidade carismática do protagonista masculino. Bem conseguida também a evolução da leveza inicial para um crescendo de tensão que culmina num final intenso. Muito bom.
NightDrake, de Lara Adrian, conta a história de uma conhecida mercenária e de como uma entrega especial vai abalar os seus princípios. Narrado na primeira pessoa, a protagonista apresenta uma voz intrigante e a sua perspectiva dos dilemas que vive está bem explorada. Já o romance surge de forma um pouco apressada, mas, apesar das questões deixadas em aberto, o conto acaba por se manter cativante, quer pela justificação que constrói para o sobrenatural, quer pela forma como esta se relaciona com os protagonistas.
Em The Sons of Ra, de Helen Scott Taylor, um artefacto de origem misteriosa volta a juntar um casal, separado há muito por razões igualmente misteriosas.Um pouco distante, do ponto de vista emocional, talvez devido à personalidade algo apagada  da protagonista, os pontos fortes deste conto residem na escrita agradável e na surpreendente construção de alguns elementos sobrenaturais. Ainda assim, a relação entre os protagonistas é um pouco forçada e a atitude geral relativamente às mulheres um pouco desagradável, pelo que acabam por ser a ideia interessante e alguns momentos bons a salvar a história.
Eve of Warfare, de S.J. Day, conta a história de uma caçadora de demónios ao serviço dos anjos e de uma intervenção inesperada das hierarquias superiores, na tentativa de corrigir um erro. Cativante, em primeiro lugar, pelo sistema, mas também pelo registo leve e, ao mesmo tempo, misterioso, este conto é, claramente, parte de uma série maior, pelo que parece, por vezes, faltar alguma informação relevante, principalmente sobre as relações das personagens. Não deixa de ser, ainda assim, uma leitura envolvente, com uma boa medida de acções e uma teia de relações estranhamente cativante.
Uma hierarquia de híbridos sobrenaturais e uma recém-chegada salva pela sua própria ingenuidade definem a trama de The Majestic, de Seressia Glass. De ritmo pausado, mas intrigante, surpreende, acima de tudo, neste conto, a peculiaridade dos seus elementos sobrenaturais. Uma história envolvente, com personagens interessantes, apresenta-se aqui um sistema cheio de potencial, ainda que nem todo tenha sido explorado.
Por último, em Answer the Wicked, de Kim Lenox, um idoso recebe um visitante inesperado e a vida da enfermeira que cuida dele começa a mudar. Pausado e sombrio, cativa pela aura de mistério e pela facilidade em sentir empatia relativamente à protagonista. Um conto envolvente e surpreendente, ainda que ambíguo nalgumas partes. E muito bom.
Da leitura deste conjunto, fica a impressão global de uma leitura agradável, com algumas histórias memoráveis e quase todas cativantes, com diversas abordagens ao sobrenatural, romance quanto baste e mais ou menos acção. Uma boa forma de descobrir novos autores - e reencontrar alguns já conhecidos  - e, no geral, uma boa leitura. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário