Algures entre o ideal do que a vida devia ser e a dura realidade da vida – tal como a conhecemos hoje, há um ponto em que uma visão espiritual abre caminho a uma perspectiva diferente sobre o mundo. Esse ponto de vista, que não é ingénuo, pois vê as dificuldades, mas que dá o seu melhor para se manter optimista, é o pensamento que emerge destes poemas. Poemas que, relativamente simples, mas vastos nas ideias a que dão voz, formam uma unidade em si mesmos, mas fundem-se para reflectir uma perspectiva global.
Este é um dos aspectos mais interessantes deste livro: podem ler-se todos os poemas em sequências, ou cada uma das diferentes partes do livro, ou até um só poema. Nunca se sente que falte uma parte da ideia. Cada poema é um processo de pensamento completo, e isso permite um revisitar das partes favoritas do livro, independentemente de se ter gostado de todos os poemas ou só de alguns.
Outro aspecto que sobressai é a diversidade de temas e de abordagem. Morte, estética, imortalidade… Estes poemas falam de vários temas, e fazem-no de forma pessoal, mas com ideias sobre a globalidade. Alguns parecem contar uma história. Outros falam de simples ideias e pensamentos. E, assim, a diversidade de assuntos expande-se à própria estrutura. Poemas extensos, poemas curtos, com ou sem rima. Esta variedade – de temas, de estrutura, de palavras – torna a leitura deste livro bastante mais interessante.
Ainda sobre a estrutura, e a organização deste livro, há o que se poderia chamar um efeito secundário. Ao apresentar os poemas organizados por tema, acontece, por vezes, que a mesma ideia ou ideias semelhantes se repetem no espaço de poucas páginas, e esta repetição faz com que parte do impacto do pensamento se desvaneça. Além disso, a rima e o ritmo parecem impor algumas limitações ao fluir das ideias, com a escolha das palavras a parecer, por vezes, demasiado rebuscada.
O que acontece, então, é que alguns poemas – geralmente os mais breves – parecem ter mais impacto. Mas, considerando o conteúdo global do livro, a ideia que fica é a de um conjunto sólido de poemas, abordando assuntos complexos de forma simples e pessoal. Isto – a vastidão em contraste com a simplicidade – é o que os torna memoráveis. E mais que suficientes para fazer deste livro uma boa leitura.
Título: Constructed of Magic
Autor: Louis Alan Swartz
Origem: Ganho num passatempo
Sem comentários:
Enviar um comentário