quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uma Lança em África (Paulo Drumond Braga)

Tudo terá começado com a vontade dos infantes de serem armados cavaleiros, não num simples torneio, mas numa verdadeira batalha. E o resultado foi um triunfo que teve custos e tribulações, mas que tornou Ceuta portuguesa durante mais de dois séculos - aí deixando marcas que ainda hoje prevalecem. É este percurso - dos planos de conquista ao derradeiro abandono - que, de forma sucinta, mas meticulosamente fundamentada, o autor traça neste livro.
Uma das coisas a primeiro chamar a atenção neste livro é a capacidade de síntese do autor, que consegue resumir de forma sintética, mas não simplista, em pouco mais de cem páginas (às quais se somam os anexos e uma vasta lista de fontes) os acontecimentos centrais - e os traços característicos - de uma conquista a que se sucedeu uma posse de mais de dois séculos. E se é certo que fica a impressão de muito mais haver para dizer, também é verdade que toda a informação essencial está presente. Há, aliás, todo um conjunto de referências presentes a remeter para as muitas fontes, que, reforçando a fundamentação da obra, apontam também o caminho para quem quiser aprofundar conhecimentos.
Também interessante é que, apesar da brevidade, a forma como o livro está organizado, bem como a própria acessibilidade da escrita, contrastam com a tal vastidão de fontes, permitindo uma leitura de fácil compreensão independentemente de se ter ou não algum conhecimento prévio sobre os acontecimentos ou a época em que decorrem. Dos motivos para a conquista às características da cidade conquistada, sem esquecer o acto propriamente dito e as mudanças que ditaram o posterior abandono, todas as facetas são abordadas, de forma relativamente breve, é certo, mas muito esclarecedora. E assim é possível ficar com uma ideia geral da globalidade. Quanto aos pormenores, os essenciais estão lá.
A soma de tudo isto é um livro acessível, relativamente breve, mas bastante completo em termos de abordagem ao cenário global, e que conjuga uma boa base de informação com a capacidade de síntese que permite uma abordagem esclarecedora, mas não demasiado densa, a um tema que é, no seu todo, vastíssimo. Interessante, em suma, e uma boa leitura. 

Título: Uma Lança em África
Autor: Paulo Drumond Braga
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário