sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Divulgação: Novidade Guerra e Paz

Entre Angola, Cabo Verde e a Índia, esta é uma incrível viagem ao princípio do fim do império colonial.

Tôko – ou Sebastião, nome da caderneta de indígena – é um contratado. Há várias gerações que a família trabalha nas plantações de algodão, em condições de quase escravatura. Estamos no início dos anos 60, na Baixa do Cassanje, Nordeste de Angola. Um terrível massacre marcará para sempre a sua vida – e a de toda uma geração.
Entretanto, Justino – ou Tininho – chega a Luanda. É uma criança travessa, sempre metida em aventuras. Nasceu em Lisboa, foi para a Índia, mas as melhores lembranças são do tempo que passou em Cabo Verde com Nha Maria, a sua querida avó Maria Galvão. Será parente de Henrique Galvão, o sequestrador do paquete Santa Maria?
Numa osmose entre a História, a ficção e a magia, este emocionante romance histórico faz-nos reviver os anos 50-60 do século xx sob diferentes perspectivas, abordando temas como a escravatura, o racismo, a ditadura, a homossexualidade e a religião.

Augusto Reis. Nasceu em Lisboa, em 1949. Viveu na Índia (Goa), em Cabo Verde (Mindelo, S. Vicente) e em Angola (Luanda). Depois do serviço militar em Angola, viajou pela Europa, tendo ali regressado em 1975, para partir definitivamente pouco antes da independência.
Trabalhou três anos em Lisboa. Numa das suas viagens, acabou por casar e fixar residência na Holanda, em 1979. Estudou Filologia na Faculdade de Letras da Universidade de Leiden e foi professor de línguas, História da Cultura e Comunicação Intercultural no Ensino Superior, em Amesterdão. Escreveu livros para o ensino de Português e Espanhol para holandeses.
Actualmente, dedica-se a decifrar perspectivas sobre África, denunciar abusos cometidos durante a colonização e analisar momentos e processos que iniciaram a queda do colonialismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário