segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O Super-robô do Ryder (Nickelodeon)

Chama-se Cachorrobô e é o novo projecto do Ryder. Escava, corre, voa... faz tudo! Mas, quando um pequeno acidente lhe danifica a antena, o Cachorrobô desata a correr e a causar estragos e parece que ninguém o consegue parar. Ryder precisa da ajuda da Patrulha Pata para trazer o seu robô para casa e arranjá-lo. Felizmente, pode sempre contar com os seus amigos.
Se forem como eu e não souberem grande coisa sobre a Patrulha Pata antes de pegar no livro (e, obviamente, já bem longe da idade do público a que estes livros se destinam) provavelmente vão ficar com sentimentos ambíguos. Porquê? Porque as personagens são completamente novas, mas não há muito que seja dito sobre elas. A história é simplesmente uma aventura, curta, simples e narrada de forma muito sucinta. Assim, a ideia que fica é, por um lado, a de uma história interessante, com um belo conjunto de personagens, mas das quais não se fica a saber grande coisa, a não ser que já se tenha algum conhecimento prévio.
Claro que ver um livro para crianças pelos olhos de um adulto é sempre limitador e, se nos pusermos no papel de um seguidor assíduo dos desenhos animados, a perspectiva é diferente. As personagens já são familiares e é a aventura que interessa. Se virmos a história assim... bem, diria que cumpre os objectivos, pois proporciona uma leitura leve e divertida que proporcionará aos fãs um muito agradável encontro com as personagens. Tudo muito breve, sim, mas... também é verdade que sabe bem ler uma história de uma penada, por mais simples que seja. 
E depois há sempre o aspecto visual. Claro que as imagens parecem ser, à partida, em tudo semelhantes às dos desenhos animados - é, aliás, assim que deve ser. Mas, conhecendo ou não os desenhos, nota-se um bom equilíbrio entre o texto e as imagens que, em vez de repetir de outra forma o que está dito em palavras, complementam essas mesmas palavras para dar mais vida à história.
Breve, muito simples, mas bonito e bastante divertido, trata-se, portanto, de um livro especificamente pensado para os mais novos, particularmente para os que já conhecem a Patrulha Pata. Serão provavelmente esses os que mais proveito tirarão desta leitura... que não deixa, ainda assim, de ser interessante para quem não se enquadra nessa categoria.

Título: O Super-robô do Ryder
Autor: Nickelodeon
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário