sexta-feira, 13 de maio de 2022

Pensar Mais de Cinco Minutos Prejudica a Saúde (Marta Cabeza Villanueva)

Pensar pode significar analisar profundamente uma situação em busca de respostas, procurar novas aprendizagens, descobrir soluções para grandes desafios. Mas pode também significar dar rédea livre aos medos, deixá-los crescer ao ponto da paralisia. E é sobre o equilíbrio entre pensamento e quietude que este pequeno livro se debruça.
Facilmente se poderia dividir este livro em duas partes, uma introspetiva e outra espiritual. Assentes ambas numa experiência pessoal, que confere ao texto um registo mais próximo, a parte introspetiva olha  para o papel dos pensamentos, dos medos, das intuições e das emoções na construção de uma vida mais serena. Já a espiritual vem no seguimento da anterior, avançando, porém, para uma perceção que exige uma certa medida de fé.
Em ambas as facetas existem posições de fácil compreensão e outras que suscitam alguns sentimentos ambíguos, nomeadamente no que diz respeito à saúde física. Ainda assim, e ambiguidades à parte, é sempre possível retirar do texto pontos de identificação. Pensar demasiado, ao ponto de a questão se tornar dúvida e depois medo é algo que acontece a todos. E há nesta visão várias considerações positivas que não exigem concordância plena para serem úteis.
Ainda um último ponto a mencionar tem a ver com o aspeto visual. As ilustrações são simples, mas complementam perfeitamente o texto, dando-lhe uma etérea aura de magia que faz todo o sentido num livro sobre intuições e convicções espirituais.
Terá um impacto diferente consoante as crenças e convicções de quem o ler, mas não deixará de ser uma boa reflexão sobre os efeitos de pensar demasiado e de deixar os medos mo comando. E basta isso para fazer com que valha a pena conhecer este pequeno livro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário